carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Governo SP lança programa de intercâmbio



15/03/2012

Secretário parabeniza alunos selecionados no programa de intercâmbio (Fabiano Guimarães/SDECT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, participou ao lado do governador Geraldo Alckmin do lançamento, nesta quinta-feira (15), da edição 2012 do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. O programa, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra, contempla 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O evento contou com a presença da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).


“Hoje, não é mais a força nem o dinheiro que determina a importância de uma nação e sim o conhecimento. Por isso, toda a ação neste sentido é essencial para garantir o crescimento do Estado e do País”, disse Paulo Alexandre Barbosa.

Os primeiros 250 alunos embarcam em abril e maio de 2012. Eles farão o curso de General English para aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma, que será aplicado em cinco cidades norte-americanas (Berkeley, Boston, Chicago, Fort Lauderdale e San Francisco). Em julho, 50 professores de inglês viajam para Londres, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa na International House of English. O curso para os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica, que também embarcam em julho, será definido após avaliação do nível de inglês dos contemplados.

Entre estudantes e professores de inglês, mais de 5,5 mil inscritos participaram do processo seletivo – a seleção dos professores das áreas técnica e tecnológica está em andamento. Os demais 250 alunos, que ainda serão selecionados, embarcam no 2º semestre.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional, vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 6,3 milhões.

O Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo