Governo SP e SDECT lançam novo programa

14/03/2012

Secretário ressaltou que a maioria dos alunos é composta por trabalhadores (Fabiano Guimarães/SDECT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Paulo Alexandre Barbosa, lançou nesta quarta-feira (14/3), em São Paulo, o programa EJA Mundo do Trabalho. Em parceria com as prefeituras, a iniciativa oferece orientação profissional para estudantes de escolas públicas municipais, matriculados no ensino fundamental, ciclo II (6ª a 9ª série), na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dirigido a alunos e professores, o programa estabelece a inclusão de temas relacionados ao mercado de trabalho, de forma articulada à grade curricular básica, além da distribuição de material didático específico para as Prefeituras que aderirem ao programa.

No Estado de São Paulo, dos 188 municípios que oferecem essa modalidade de ensino, 35 deles já firmaram convênio para entrega dos kits, que contêm: cadernos, DVDs e vídeos para aplicação em sala de aula. O material traz orientações importantes sobre elaboração de currículo, entrevistas de emprego, abertura de empresas e será implementado progressivamente, a partir da 6ª série do ciclo II (EJA).

“A maioria dos alunos da educação de jovens e adultos é composta por trabalhadores que buscam nos estudos uma oportunidade para melhorar de vida. EJA Mundo do Trabalho vai de encontro a essa necessidade, pois propõe conteúdos que são essenciais para o desenvolvimento intelectual e profissional desses estudantes”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa, da SDECT.

35 municípios já firmaram convênio para entrega do material aos estudantes (Fabiano Guimarães/SDECT)

Como participar:
Para participar do programa as Prefeituras devem enviar ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia formalizando o interesse. O documento pode ser baixado no site do programa www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br. Ao assinar o termo, o município passa a contar com material didático (cadernos do aluno e do professor), além de vídeos com informações sobre o tema para trabalhos em sala de aula. O conteúdo é atualizado a cada semestre, acompanhando os módulos da Educação de Jovens Adultos.

Além do material disponível em classe, os estudantes também recebem informações complementares no site do programa, que traz exercícios e vídeos com explicações sobre as temáticas debatidas. Também são oferecidas capacitações aos professores e, ao final do programa, que tem duração de dois anos, os estudantes concluintes poderão participar dos cursos de qualificação profissional do Via Rápida Emprego.

Sobre o programa:
EJA - Mundo do Trabalho é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece conteúdo didático, focado em temas relacionados ao mercado de trabalho. A ação é dirigida aos municípios que oferecem ensino fundamental, ciclo II, na categoria EJA. A execução é realizada por meio de parceria, onde o Governo do Estado oferece o material didático e capacitação dos profissionais e as Prefeituras disponibilizam os recursos humanos, infraestrutura e logística necessárias para execução do programa. Mais informações no site www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade própria ou cujos estudos não tiveram continuidade no Ensino Fundamental e Médio, com características adequadas as suas necessidades e disponibilidades. Segundo o Censo Escolar 2011, atualmente, 188 municípios paulistas oferecem ensino fundamental, ciclo II (6ª a 9ª série), na categoria Educação de Jovens e Adultos, totalizando 106 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino.