carregando...

Notícias

Notícias

Governo promove 1º Fórum de Cooperação Internacional



30/06/2011

No encerramento do evento, governador destacou o trabalho da Investe SP

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 30 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, do “Fórum de Cooperação Internacional – Oportunidades de Investimentos no Estado de São Paulo”. O seminário, que é uma parceria da Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com a Assessoria Internacional do Governo do Estado, contou com a presença de 150 representantes diplomáticos e câmaras de comércio de mais de 90 países, além de escritórios de advocacia.

Durante o fórum foi apresentada a atuação da Investe SP na área de atração de investimentos, e discutida a competitividade do Estado de São Paulo no cenário internacional. Também foram exibidas as oportunidades de negócios no Estado, incluindo parcerias público-privadas (PPPs), concessões, licitações e projetos ligados à Copa do Mundo de 2014.

"O Governo não cria empregos, quem cria é o empreendedor. O Governo cria condições para ele crescer. Por isso existe a Investe São Paulo, para dar suporte para que isso aconteça", disse o governador Geraldo Alckmin.

O encontro contou também com a presença do vice-governador Guilherme Afif Domingos, do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, da secretária de Agricultura e Abastecimento, Monika Bergamaschi, além de apresentações do presidente da Investe SP, Luciano Almeida, do coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Pedro Benvenuto, e do economista Luís Carlos Mendonça de Barros.

Cerca de 150 convidados estiveram presentes ao fórum internacional

“As embaixadas, consulados e escritórios de advocacia recebem naturalmente potenciais investidores. É fundamental que eles conheçam a Investe São Paulo para encaminhar os empresários até nós, que somos a porta de entrada dos investimentos no Estado”, reforçou o presidente da Investe São Paulo.

O “Fórum de Cooperação Internacional – Oportunidades de Investimentos no Estado de São Paulo” é o primeiro de uma série de eventos, que serão realizados pela Assessoria Internacional do Governo do Estado em conjunto com a Investe SP, com o objetivo de divulgar e promover internacionalmente as atividades do governo paulista. O tema escolhido para o primeiro fórum foi “Investimentos”.

Investe São Paulo
Criada em 2009, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 80 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de US$ 22 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 52 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. De 2009 a 2011, a Investe SP captou 11 grandes empresas para o Estado, que investirão R$ 4,6 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 13,4 mil trabalhadores.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo