Governo libera recursos para região do Vale e Pontal do Paranapanema

02/01/2013

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou nesta sexta-feira (28/12), a celebração de convênios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT) com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) e com a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal). A medida prevê a transferência de recursos financeiros estaduais para a elaboração de Plano de Desenvolvimento Regional destinado a municípios do Vale e Pontal do Paranapanema.

O valor total do convênio assinado com o Consórcio - destinado aos municípios integrantes do Civap I - é de R$ 300 mil. Desse montante, R$ 240 mil são recursos da SDECT e R$ 60 mil são da contrapartida da entidade. Já a quantia destinada à Unipontal é de R$ 380 mil, sendo R$ 304 mil de responsabilidade da SDECT e R$ 76 mil a título de contrapartida da Associação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, o convênio poderá alavancar o desenvolvimento econômico das regiões. “Esses recursos empregados de maneira planejada propiciarão um conjunto de iniciativas integradas que impulsionarão a economia local”, acrescenta.

Sobre a Unipontal
A União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) é formada por 32 municípios paulistas, sendo eles: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabú, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio. O órgão municipalista objetiva a defesa dos interesses dos municípios do Pontal do Paranapanema junto aos governos estadual e federal.

Sobre o Civap
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) é um consórcio público, organizado e constituído na forma de Associação Pública. A atuação do Civap é pautada no enfoque regional sustentável; integração dos municípios; busca de soluções globalizadas e participação de forças vivas da sociedade regional, estadual e federal. São consorciados ao Civap os municípios de: Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, João Ramalho, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã.