Governo inaugura novo bloco da Etec de Birigui

04/12/2009

Novo bloco tem oito salas de aula, espaço multimídia, laboratórios e quadra esportiva (Ciete Silvério/Secom)

O governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira, 4 de dezembro, as obras de construção do novo bloco da Escola Técnica de Birigui. A Etec Doutor Renato Cordeiro recebeu R$ 1.397.979,36 em investimentos do Estado para as novas instalações, que abrigam oito salas de aula, dois laboratórios (física e biologia/química), sala administrativa, espaço multimídia, sanitários e quadra esportiva. A inauguração contou com as presenças do governador José Serra e do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Criada em junho de 2005, a Etec conta atualmente com mais de 300 alunos matriculados nos cursos de Enfermagem, Calçados, Gestão da Produção de Calçados, Administração e Administração Empresarial. Na prova do vestibulinho para o 1º semestre de 2010, realizada no último domingo, dia 29 de novembro, 338 candidatos disputaram 200 vagas distribuídas entre o Ensino Médio e os cursos de Administração, Administração Empresarial e Enfermagem.

Escola Técnica Doutor Renato Cordeiro conta com mais de 300 alunos matriculados (Ciete Silvério/Secom)
Novos investimentos
Na oportunidade, também foi anunciada a criação de um núcleo de capacitação em design estratégico, que será implantado na própria Etec. A iniciativa irá capacitar profissionais para produção de calçados infantis. A região de Birigui conta com mais de 480 micro, pequenas e médias empresas instaladas nos nove municípios que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) da cadeia produtiva de calçados infantis (Birigui, Penápolis, Promissão, Guaiçara, Barbosa, Glicério, Avanhandava, Coroados e Brejo Alegre). O APL é responsável pela geração de 20 mil empregos.

A parceria foi firmada entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e do Centro Paula Souza – órgão que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) –, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) e a prefeitura local. No total, serão investidos R$ 323.876,67 para implantação do núcleo. O montante será destinado pelo governo do Estado para gerenciamento do local e aquisição de mobiliário, computadores e softwares. "A Etec de Birigui vai ganhar novos cursos e preparar o pessoal para a indústria calçadista. Estamos apoiando porque isso significa mais produção, renda para as famílias, emprego para os jovens e mais progresso para São Paulo", afirmou o governador.

Etec de Birigui tem cursos voltados ao setor de calçados, principal empregador da região (Ciete Silvério/Secom)
O Núcleo de Design Estratégico deverá entrar em operação a partir de 2011, com o objetivo de formar profissionais para oferecer suporte, acompanhamento, assistência técnica e desenvolvimento de novos produtos para as micro e pequenas empresas do APL, contribuindo para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento regional de forma integrada. Além de aprimorar o design de calçados, o núcleo focará estratégias de marketing e comunicação para trabalhar conceitos de identidade empresarial, estudo de públicos e posicionamento de mercado. "Com esse núcleo, as indústrias de Birigui vão exportar tendências em modelos de calçados para o Brasil e o mundo", ressaltou o secretário.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Os investimentos na criação do Núcleo de Design Estratégico na Etec de Birigui fazem parte do Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais. Os APLs concentram geograficamente micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Em todo o Estado, existem 24 Arranjos Produtivos Locais, que somam 14,5 mil empresas e 350 mil postos de trabalho. O programa prevê a aplicação de R$ 4,4 milhões da Secretaria de Desenvolvimento e outros R$ 6 milhões de recursos adicionais.