Governo entrega novas instalações da Fatec Itu

22/11/2011

Comunidade acadêmica passou a ocupar o prédio no 2º semestre deste ano

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, entregaram oficialmente nesta terça-feira (22) as novas instalações da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Dom Amaury Castanho, de Itu, uma das seis Fatecs da Região Administrativa de Sorocaba. Para a realização das obras foram investidos cerca de R$ 9,8 milhões em recursos do Governo do Estado. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, também participou do evento.

O novo prédio, que passou a ser utilizado pela comunidade acadêmica no segundo semestre de 2011, abriga sete salas de aula e espaço para outras cinco salas; três laboratórios de informática e espaço para outros 11 laboratórios (um de comandos elétricos , um de controle de processos, um de eletrônica / potência, um de ensaios metalográficos, três de informática , um mecânica e metrologia, um de metrologia, um de sistemas integrados de manufatura e um de robótica aplicada), biblioteca, nove salas administrativas e 16 sanitários. A Fatec conta com elevadores e sanitários adaptados para dar acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção ou portadoras de deficiência.

Governador Alckmin e secretário Paulo Alexandre durante a inauguração da Fatec

Entre 2008 e 2011, foram investidos R$ 450 mil em mobiliário e equipamentos. Estão previstos cerca de R$ 3 milhões para equipar os laboratórios do curso de Mecatrônica Industrial, novidade no Vestibular para o 1º semestre de 2012. Serão 40 vagas, no período da manhã. O novo curso teve a maior relação candidato/vaga entre os cursos oferecidos pela unidade: 6,43. Implantada em 2008, a Fatec Itu conta hoje com 553 alunos matriculados nos dois cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação.

Ainda em Itu, o secretário Paulo Alexandre participou da inauguração da fábrica Sumitomo; a primeira unidade da multinacional japonesa no Brasil. A fábrica produzirá redutores de velocidade de rotação de engrenagens, esteiras transportadoras e misturadores, utilizados em setores como o da mineração, siderurgia e indústria sucroalcooleira.

"O Governo do Estado tem dedicado atenção especial a duas importantes preocupações: a educação e a geração de emprego. Com a Fatec, os alunos da região contam com o melhor ensino técnico e tecnológico oferecido para a formação e qualificação. Com a fábrica Sumitomo atraímos investimentos e, principalmente, demanda de mão de obra”, disse Paulo Alexandre.