Governo do Estado inaugura oficialmente Etec de Poá

05/10/2009

"Essa é a quarta Etec que inauguramos aqui na região", lembrou o governador (Sérgio Andrade/Secom)

O governo do Estado de São Paulo entregou oficialmente nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Poá, na Região Metropolitana de São Paulo, implantada no segundo semestre de 2009. "A maioria dos alunos é daqui da região e eles já estão terminando o Ensino Médio. Portanto, vão adquirir uma profissão antes mesmo de ingressar na universidade", afirmou o governador José Serra durante a cerimônia de inauguração.

A Etec de Poá iniciou as suas atividades com três cursos técnicos: Administração, Informática e Informática para Internet. No Vestibulinho para o segundo semestre deste ano, 1.129 candidatos disputaram as 200 vagas oferecidas. O curso de Administração, no período noturno, foi o mais concorrido, com 10,28 candidatos por vaga. A partir de 2010, será oferecido Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã.

Investimento na Etec em mobiliário e equipamentos foi de cerca de R$ 500 mil (Sérgio Andrade/Secom)
O valor do investimento inicial do Estado na Etec em mobiliário e equipamentos foi de aproximadamente R$ 500 mil. Coube à Prefeitura de Poá a construção do prédio, que possui seis salas de aula, sete laboratórios (química, gestão, física e quatro de informática), e biblioteca, entre outros ambientes. "Isso significa abrir oportunidades para os jovens por um lado e, por outro, ajudar no desenvolvimento da região metropolitana e do Estado de São Paulo e, portanto, do Brasil", declarou o governador.

Das quatro Escolas Técnicas localizadas nos municípios na Região do Alto Tietê, três - Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano - integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual. "Nós estamos promovendo uma enorme expansão do ensino técnico e tecnológico. É a quarta Etec que inauguramos aqui na região do Alto Tietê - Fatecs já foram três", disse o governador. Durante o evento, José Serra anunciou a implantação de uma Etec no município de Arujá.

Etec conta com cursos de administração, informática e informática para internet (Sérgio Andrade/Secom)
Vestibulinho 2010
As inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2010 foram abertas nesta segunda-feira. O prazo final para se inscrever é dia 26 de outubro. O exame será realizado no dia 29 de novembro. O processo seletivo vai oferecer 64.009 vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse total, 54.589 vagas são destinadas às 166 Etecs e 25 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec).

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 8.760 vagas para cursos técnicos em 94 escolas estaduais e 660 em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs. O próximo Vestibulinho vai oferecer também 18.643 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 16.843 vagas. Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 82.652 vagas.