Governo do Estado inaugura Etec na zona leste

27/01/2010

Escola Técnica de Tiquatira é a 16ª unidade localizada na zona leste da capital

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente nesta quarta-feira, 27 de janeiro, a Escola Técnica (Etec) Tiquatira, a 16ª unidade da zona leste da capital. Na cerimônia, também estiveram presentes o prefeito Gilberto Kassab e a diretora superinten- dente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A Etec Tiquatira iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, oferecendo 200 vagas divididas entre três cursos técnicos: Informática, Modelagem do Vestuário e Química. A novidade para o primeiro semestre de 2010 será a implantação do Ensino Médio, com 120 vagas no período da manhã. As aulas começam no dia 8 de fevereiro.

O Estado investiu mais de R$ 12,8 milhões na Etec. Foram cerca de R$ 560 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 12,2 milhões na construção do prédio, em terreno cedido pela Prefeitura. Entre os ambientes da Etec estão 15 salas de aulas e 12 laboratórios (um de hardware, oito de informática, um de modelagem e dois de química)."Estamos dando um passo muito grande na abertura de oportunidades para os jovens e também para alavancar o desenvolvimento da região da capital, da Grande SP e de todo Estado", afirmou o governador na inauguração.

Com o objetivo de oferecer oportunidades de inclusão social e de crescimento profissional a novos alunos, o Estado celebrou um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura do município. Graças a essa parceria, no primeiro semestre de 2010 houve uma oferta de 1.840 vagas para cursos Técnicos em escolas da rede estadual e de 660 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na cidade de São Paulo.

Estado investiu R$ 12,2 milhões na construção da Etec em terreno da Prefeitura

Das 36 Etecs da cidade de São Paulo, 22 delas - Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Cepam, Heliópolis, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Dra. Maria Augusta Saraiva, Paraisópolis, Parque Belém, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Paulistano, Perus, Raposo Tavares, Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tiquatira, Uirapuru e Vila Formosa - integram o Programa de Expansão para a Educação Profissional, umas das prioridades do governo estadual. A Etec Tiquatira está localizada na Av. Condessa Elizabeth Robiano, 5.200, no Jardim América da Penha.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra 179 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.