Governo do Estado inaugura Etec em Heliópolis

28/09/2009

Nova escola vai oferecer 440 vagas em cursos técnicos no vestibulinho 2010 (Milton Michida/Secom)O governo do Estado entregou oficialmente nesta segunda-feira, 28 de setembro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, na zona sul da capital. A escola, que entrou em funcionamento no segundo semestre deste ano, oferece quatro cursos técnicos: Administração, Design de Interiores, Informática e Nutrição e Dietética. Atualmente, são 400 vagas.

A partir de 2010, a unidade oferecerá também aulas do Ensino Médio (manhã) e do curso técnico de Edificações (noite), criando mais 520 vagas para o primeiro semestre do ano que vem. "Cerca de 80% dos alunos que estudam aqui são de Heliópolis, moram na própria comunidade", afirmou o governador José Serra, durante a cerimônia de inauguração, ressaltando a inclusão que a Etec fez no local. "Estamos completando aqui o que em certo momento foi um sonho", concluiu. A própria presidente da Unas (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco) disse que o espaço vai dar oportunidade aos jovens da região que serão inclusos. "Isso é dignidade", finalizou em seu discurso.

A Etec, localizada no distrito do Ipiranga, integra o plano de expansão para o ensino profissional, umas das prioridades do governo estadual para a área da Educação. Com a implantação dessa unidade, o Estado contribui para a melhoria da educação e da renda na região. Os números de uma pesquisa realizada pela área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza mostram que a empregabilidade dos técnicos é alta: quatro em cada cinco ex-alunos de Etecs estão empregados um ano depois de formados.

Projeto arquitetônico da nova unidade foi desenhado por Ruy Ohtake (Milton Michida/Secom)A nova unidade fará parte do Centro de Convivência de Heliópolis. O Estado investiu mais de R$ 10,2 milhões na Etec. Foram cerca de R$ 500 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 9,7 milhões na construção do prédio, em terreno que foi cedido pela Prefeitura. "É um trabalho de mãos dadas - Estado e prefeitura - que realmente está mudando a vida não só daqui, mas de outras comunidades em São Paulo como, por exemplo, em Paraisópolis", reiterou o governador. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake. "É um projeto belissímo. É mais uma escola pública de qualidade que garante emprego ao jovem", disse, na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Entre os ambientes da Etec estão 21 salas de aulas, biblioteca e sete laboratórios (Dietética; Informática; Bromatologia e Bioquímica; e três de informática). Ainda nesse semestre está previsto o funcionamento do laboratório de línguas, montado com a doação de quatro empresas: Sanako, Smart Board, Dell e Portal Educacional Clickideia, totalizando um investimento de R$ 100 mil.

Essas empresas também vão organizar o treinamento conjunto dos docentes da unidade para o uso do equipamento e do acesso ao portal.

O secretário de Desenvolvimento também ressaltou em seu discurso, que, além dos cursos técnicos, a Etec vai oferecer cursos rápidos de 200 horas, como, por exemplo: informática básica, eletricista, encanador, entre outros. Além de Serra e Alckmin, participaram da cerimônia o vice-governador, Alberto Goldman, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Kassab, Serra e Alckmin assistem aula de espanhol na sala de idiomas da Etec (Milton Michida/Secom)Vestibulinho das Etecs
As inscrições do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2010 estarão abertas a partir do dia 5 de outubro e vão até 26. O exame será realizado no dia 29 de novembro. O processo seletivo vai oferecer mais de 64 mil vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse total, 54.589 vagas são destinadas às 166 Etecs e 25 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec).

Além das vagas, o número de especialiudades nas Etecs aumentou com a expansão. "Hoje, são 86 especialidades, antes eram 30, o que mostra que vamos nos adaptando ao mercado de trabalho. Há uma ligação muito estreita entre escola e empresa", explicou o governador.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo também serão oferecidas mais 8.760 vagas para cursos técnicos em salas de 94 escolas estaduais e 660 em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

O próximo vestibulinho também vai oferecer 18.643 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 16.843 vagas. Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 82.652 vagas.