Governo do Estado inaugura Etec em Cotia

22/12/2009

Etec de Cotia é a 16ª unidade a integrar a Região Metropolitana de São Paulo (Cristiana Castello Branco/Governo do Estado de SP)

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente nesta terça-feira, 22 de dezembro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia, a 16ª na Região Metropolitana de São Paulo, sem contar as outras 26 unidades da capital.

"Aqui na região, até o ano que vem, nós teremos criado mais sete Escolas Técnicas e três Faculdades de Tecnologia. Estamos investindo muito no sistema de formação de recursos humanos, técnico e tecnológico. Isso é crucial para São Paulo e para o Brasil. Abre oportunidade de emprego para a juventude e paralelamente alavanca o desenvolvimento da economia", disse Serra.

A escola iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 como classe descentralizada - extensão da Etec de São Roque -, oferecendo 160 vagas para quatro cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática e Rede de Computadores. A novidade para o primeiro semestre do próximo ano será a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã. "O Ensino Médio das Etecs é o melhor do Brasil. A iniciativa vai ajudar muito a garotada de Cotia e região, que pode cursar os ensinos Médio e Técnico simultaneamente", afirmou o governador.

Estado investiu R$ 430 mil na Etec de Cotia para compra de equipamentos e mobiliário (Cristiana Castello Branco/Governo do Estado de SP)
Dos 16 municípios da Região Metropolitana que contam com Etec, sete integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional - Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santana de Parnaíba e Suzano. Outros dois municípios também vão fazer parte dessa relação: em Santa Isabel há uma classe descentralizada, que se tornará Etec, assim como Franscico Morato, que vai oferecer os ensinos Médio e Técnico.

Para atender a demanda de cursos técnicos da região no próximo semestre, foi firmado convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.135 vagas em salas descentralizadas, divididas entre sete municípios - Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O investimento inicial do governo estadual na Etec de Cotia em equipamentos e mobiliário foi de R$ 430 mil. Coube à prefeitura a reforma e a adequação do prédio, que possui, entre outros ambientes, seis salas de aula, quatro laboratórios (três de informática e um de gestão), miniauditório, biblioteca, sala de multimeios, estacionamento, piscina e heliponto.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos nos cursos de graduação em tecnologia ultrapassa 35 mil.