carregando...

Notícias

Notícias

Governo do Estado inaugura Etec de Itararé



14/02/2011

Com a inaguração do prédio, Etec passa a oferecer também o curso de Administração

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente neste domingo, 13 de fevereiro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé, localizada na Região Administrativa de Sorocaba que conta com 21 Etecs e 6 Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, também esteve presente à cerimônia.

Criada em outubro de 2010, a Etec de Itararé iniciou suas atividades no 1° semestre do ano passado como classe descentralizada da Etec de Itapeva, com os cursos técnicos de Comércio e Contabilidade. E já no primeiro semestre de 2011, passou a oferecer também o curso de Administração, no período da tarde.

Coube à prefeitura de Itararé a construção do prédio onde está instalada a Etec, que abriga, entre outros ambientes, seis salas de aula, dois laboratórios (Gestão e Informática), biblioteca e seis salas administrativas. O Estado investiu em mobiliários e equipamentos.

"O que acontece no mundo moderno, é que tem muita gente desempregada e de outro lado muita vaga não é preenchida por falta de qualificação. A Etec é exatamente para fazer esse bom casamento entre a necessidade do mercado de trabalho e a formação profissional, de acordo com a vocação de cada região", disse o governador durante a inauguração.

Para a região de Sorocaba, no último Vestibulinho foram oferecidas 7.200 vagas, entre os cursos Médio e Técnico. Esse número inclui as 715 vagas para o Ensino Técnico, distribuídas entre as nove escolas estaduais, dos municípios de Avaré, Botucatu, Capão Bonito, Capela do Alto, Itapeva, Itu, Sorocaba e Votorantim. Essa iniciativa do Governo do Estado - pela parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação -, visa a ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, por meio da expansão do ensino profissional. A Etec de Itararé está localizada na Rua Campos Salles, 1.360, Centro.

Centro Paula Souza
Autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo