Governo do Estado inaugura Etec de Aguaí

09/04/2010

Das 32 Etecs da Região de Campinas, nove integram o Programa de Expansão

O governador Alberto Goldman e o secretário de Desenvolvimento em exercício, Luciano de Almeida, entregaram oficialmente nesta sexta-feira, 9 de abril, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Aguaí, na região de Campinas. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região - de 6.117 em 2006 para 14.621 no 1° semestre de 2010.

A nova Etec, que tem 120 alunos matriculados, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, oferecendo 40 vagas para o curso técnico de Segurança do Trabalho. Em 2010, foi implantado o Ensino Médio no período da manhã. A novidade para o próximo semestre será o curso técnico gratuito de Meio Ambiente.

Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio da unidade que tem seis salas de aula e cinco laboratórios - física/biologia/química, análises físico-químicas, análises microbiológicas, segurança do trabalho e informática com 20 computadores. O valor do investimento inicial do Governo do Estado na Etec, em mobiliário e equipamentos, foi de R$ 210 mil. "As escolas técnicas instaladas em todo o Estado permitem a atração de investimentos fundamentais para gerar emprego e renda e poder melhorar a vida das pessoas", ressaltou Goldman.

Nova Escola Técnica contabiliza 120 alunos matriculados no município de Aguaí

Das 32 Etecs da Região Administrativa de Campinas, nove integram o Programa de Expansão da Educação Profissional: Aguaí, Campo Limpo Paulista, Itapira, Mogi Guaçu, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba, São Pedro e Vargem Grande do Sul. "Nós tínhamos 23 Etecs, na região de Campinas, estamos com 32. E vamos chegar a 33 com a de Jaguariúna. É uma educação fundamental para o desenvolvimento de qualquer região do Estado. Sem a escola técnica, sem você ter uma formação de mão-de-obra qualificada, as empresas não se instalam", disse o governador.

Nesta semana, Alberto Goldman assinou o decreto de criação de mais três Etecs, localizadas nos municípios de Mairinque, Santa Rosa do Viterbo e São Pedro. Com as novas unidades, o Centro Paula Souza passa a administrar 186 Etecs, distribuídas em 141 cidades paulistas. Saiba mais sobre as três novas unidades.

Laboratório de informática da Etec de Aguaí: empregabilidade chega a 73%

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias, com 20,5%.

Vestibulinho
As inscrições para o vestibulinho das Etecs começam dia 30 de abril e vão até 21 de maio. A prova será realizada no dia 13 de junho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.