Governo do Estado entrega mais uma Etec

11/02/2009

O governador José Serra e o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Escola Técnica (Etec) de Arthur Alvim, na zona leste de São Paulo. Para Alckmin, o ensino técnico é prioridade do Governo do Estado. “Aqui na capital temos cerca de 5 mil vagas no ensino técnico e vamos chegar a 15 mil. Sem contar os CEUs, que o prefeito Kassab está disponibilizando para oferecermos o ensino técnico no período noturno”, afirmou o secretário de Desenvolvimento.

O governador José Serra ressaltou a importância de o ensino médio ser oferecido nas Etecs. “O ensino médio implantado na mesma escola que o ensino técnico faz com que os alunos do ensino básico praticamente já entrem no ensino técnico. Isso gera empregos. Esta é uma das ações mais importantes que estamos fazendo na nossa gestão”, disse o governador.

O secretário de Desenvolvimento mostrou a importância das escolas técnicas na qualificação profissional e no combate ao desemprego. “A melhor resposta para a crise é a educação. A educação é o caminho para o trabalho”. Alckmin deu um exemplo: “Um jovem da Etec de Itaquera, depois de um ano de formado, acaba de ser contratado pela IBM com um salário de R$ 5 mil”, conta. Segundo pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional (SAI), quatro de cada cinco alunos das Etecs conseguem emprego um ano após concluir o curso.

A Etec Arthur Alvim terá capacidade para 1.200 alunos. A escola iniciou suas atividades no segundo semestre de 2008, oferecendo 120 vagas divididas entre os cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações com ênfase em Projetos e Eletrônica, todos no período da noite. No Vestibulinho para o 1º semestre de 2009, a Etec mais que dobrou a oferta de vagas – foram 400 – com a implantação do Ensino Médio (80 vagas de manhã) e do curso técnico de Edificações (80 vagas, entre os turnos da tarde e noite), além de novas turmas, à tarde, dos cursos já existentes. Para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação, o curso de Edificações com ênfase em Projetos passou a ser chamado Desenho de Construção Civil.

O prédio que abriga a Etec foi cedido pela Secretaria da Educação e o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1,3 milhão na reforma e na adequação das instalações, além de R$ 280 mil em mobiliário e equipamentos. Com essa unidade a Capital passa a ter 21 Etecs. Sete delas – Etec de Artes, Arthur Alvim, Itaquera, Dra Maria Augusta Saraiva, Parque da Juventude, Sapopemba e Vila Formosa – integram o plano de expansão para o ensino profissional. “Graças ao trabalho extraordinária do governador José Serra, do vice-governador Alberto Goldman, a quem tive a honra de suceder, da professora Laura Laganá e do time de craques do Centro Paula Souza, vamos conseguir atingir nossas metas para o ensino profissionalizante”, concluiu Alckmin.