Governo de SP inaugura nova sede da Fatec de Bragança Paulista e a unidade móvel do Via Rápida Emprego

15/05/2014

Carreta de Confecção Industrial é equipada com sala de aula, mesas de corte, cerca de 40 máquinas de costura profissionais e tábuas de passar; no espaço, aluno aprende desde moldagem até acabamento das peças

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves, inauguraram nesta quinta-feira, 15 de maio, a nova sede da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, de Bragança Paulista, e a unidade móvel do Via Rápida Emprego de Confecção Industrial. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, alunos, professores e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, o secretário explicou que as duas iniciativas são importantes ferramentas de qualificação e inserção no mercado de trabalho. “O Via Rápida Emprego oferece cursos básicos e a Fatec disponibiliza cursos tecnológicos de qualidade. São ações sérias e planejadas para o desenvolvimento econômico sustentável, pensando no bem-estar da população ”, frisou.

Até janeiro, a Fatec funcionava em um prédio reformado e adequado pela prefeitura. O governo estadual investiu mais de R$ 17,1 milhões na construção das novas instalações da unidade que abrigam 14 salas de aula, 8 laboratórios (2 de informática, 1 de eventos, 1 de física, 1 de química, 1 de redes, 1 de Regime de Jornada Integral para pesquisa de professores e orientação de alunos, e 1 de hardware), biblioteca, salas administrativas e quadra poliesportiva, entre outros ambientes. O valor do investimento do Estado em mobiliário e equipamento entre 2010 e 2014 ultrapassou R$ 900 mil.

Implantada no 2º semestre de 2008, a Fatec – atualmente com 624 alunos matriculados – mantém os cursos de graduação tecnológica de Gestão Financeira e Gestão da Tecnologia de Informação. A novidade no vestibular para o próximo semestre será a oferta de uma nova turma do curso de Gestão Financeira, com 35 vagas à noite.

Durante o evento, o governador informou que a unidade também vai ampliar as modalidades de cursos disponíveis ."A Fatec já possui dois cursos e terá outros dois no ano que vem, com vestibular ainda em 2014: Gestão de Comércio e Gestão de Produção Industrial", anunciou Geraldo Alckmin.

Além de Bragança Paulista, a região de Campinas conta com outras seis Fatecs, distribuídas nas cidades de Americana, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba.  A partir do 2º semestre, os municípios de Campinas e Itapira passam a integrar a relação, oferecendo os cursos de Processos Químicos e Gestão da Tecnologia da Informação, respectivamente.

Unidade móvel de Confecção Industrial

Com área interna de aproximadamente 60 m², a carreta é equipada com sala de aula, mesas de corte, cerca de 40 máquinas de costura profissionais e tábuas de passar industriais. No espaço o aluno aprende desde a moldagem até o acabamento das peças.

Inicialmente são oferecidas 60 vagas em Bragança Paulista, distribuídas entre os três períodos, para o curso de qualificação profissional de Corte e Costura Industrial, que tem duração de 100 horas.

Em maio, este mesmo curso começou em outras duas unidades móveis de Confecção Industrial, estacionadas nos municípios de Francisco Morato e Tabatinga. O Estado investiu R$ 3,9 milhões nas três carretas.

Durante o período do curso, o desempregado sem seguro desemprego e benefício previdenciário vai receber mensalmente R$ 460, sendo R$ 100 para auxílio alimentação, R$ 150 para subsídio transporte e R$ 210 de bolsa-auxílio.

O Estado implantou em 2011 o Programa Via Rápida Emprego, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem o Centro Paula Souza como um dos parceiros.  A ação visa qualificar o trabalhador paulista desempregado. As inscrições são feitas pelo sitewww.viarapida.sp.gov.br.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.

Clique aqui para ver mais fotos da inauguração