Governo de SP entrega Etec Mandaqui

22/08/2011

Evento contou com a presença do secretário Paulo Alexandre e do governador Alckmin

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, entregaram nesta segunda-feira (22)a Escola Técnica Estadual (Etec) Mandaqui, localizada na zona norte da capital. O Estado investiu R$ 14,8 milhões na unidade. Foram R$ 300 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 14,5 milhões na construção do prédio, em um terreno cedido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Durante o evento, o governador falou sobre a importância das Escolas Técnicas no Estado. "Quem avalia o Ensino Médio é o MEC através de um exame chamado Enem. Das 50 melhores escolas estaduais de Ensino Médio do Brasil, 34 são as nossas Etecs. Então, elas estão entre as melhores escolas do País. Além disso, entre as escolas estaduais de São Paulo, a primeira do ranking é uma Etec", afirmou Alckmin.

Já o secretário Paulo Alexandre Barbosa lembrou que o governo tem feito grandes investimentos no ensino técnico. “Essa é a 39ª Etec entregue na capital. Já são 200 espalhadas pelo Estado, oferecendo um ensino técnico de muita qualidade. Os cursos da Etec Mandaqui certamente vão formar grandes profissionais para o mercado de trabalho”.

Entre os ambientes da Etec estão 12 salas de aulas, sete laboratórios (um de Edificações, um de Enfermagem, três de Informática, um de Química e Física e outro de Técnica Dietética), biblioteca, salas administrativas e quadra poliesportiva.

A Etec Mandaqui iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2011, oferecendo Ensino Médio e dois cursos técnicos: Edificações e Enfermagem. A novidade do processo seletivo para o segundo semestre deste ano foi a implantação do curso técnico de Nutrição e Dietética, nos períodos da tarde e da noite, com 40 vagas cada.

Atualmente, a capital tem 39 Etecs - oito delas localizadas na zona norte -, e cinco Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Com o objetivo de estender a oferta do Ensino Técnico, e com isso aumentar a oportunidade de inclusão social e de crescimento profissional a novos alunos, o governo estadual promoveu a parceria entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura da Capital. No segundo semestre de 2011 foram oferecidas na cidade de São Paulo 1.785 vagas para cursos técnicos em 23 escolas da rede estadual e 1.445 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

A Etec Mandaqui fica na Rua Dr. Luís Lustosa da Silva, 303, no bairro Mandaqui, em São Paulo. Participaram também do evento o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação.