Governo de SP doa terreno para campus de Rio Claro

09/05/2012

Nesta quarta-feira, 9 de maio, o governador Geraldo Alckmin esteve no município de Rio Claro para, entre outros compromissos, sancionar o projeto de lei que autoriza a doação à Unesp (Universidade Estadual Paulista) do terreno onde está instalado o Câmpus de Rio Claro, no bairro Bela Vista. Desse modo, a área de mais de 1 milhão m2 será oficialmente incorporada ao patrimônio da Universidade. No local funcionam o Instituto de Biociências, o Instituto de Geociências e Ciências Exatas e o Centro de Estudos Ambientais.

O governador também fez o anúncio da Sanção da Lei 14.769/2012, que autoriza a Fazenda do Estado a alienar, mediante doação, à União, área com 10.000,00 m² (dez mil metros quadrados), destinado à instalação da Vara do Trabalho. Os anúncios foram feitos na prefeitura de Rio Claro, com a presença de Julio Cezar Durigan, vice-reitor da Unesp no exercício da reitoria.

Histórico

A origem do Câmpus de Rio Claro da Unesp está na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (Fafi), criada em julho de 1957. Em 1958, começam a funcionar os primeiros cursos: História Natural, Geografia, Matemática e Pedagogia. Com a criação da Unesp em 30 de janeiro de 1976, a Fafi foi incorporada à Universidade. Em 1977, o Estatuto da Unesp decretou a criação do Câmpus de Rio Claro com dois Institutos: o de Biociências (IB) e o de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).

O IB é constituído por sete departamentos: Biologia; Bioquímica e Microbiologia; Botânica; Ecologia; Educação; Educação Física e Zoologia. Oferece os seguintes cursos de graduação: Ciências Biológicas (integral e noturno); Ecologia (integral); Educação Física (integral); e Pedagogia (noturno). Na pós-graduação, tem os seguintes Programas: Biologia Celular e Molecular; Biologia Vegetal; Ciências da Motricidade; Educação; Microbiologia Aplicada e Zoologia; e Desenvolvimento Humano e Tecnologias. O IB possui atualmente 121 professores, 201 servidores, 1.053 alunos na graduação e 548 na pós-graduação.

O IGCE tem sete departamentos: Planejamento Territorial e Geoprocessamento Estatística, Matemática Aplicada e Computacional, Física, Geografia, Geologia Aplicada, Matemática, e Petrologia e Metalogenia. Tem os seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação (integral e noturno); Engenharia Ambiental (integral); Física (integral); Geografia (integral e noturno); Geologia (integral) e Matemática (integral). Na pós-graduação, oferece os programas de Geografia; Geologia Regional; Geociências e Meio Ambiente; Educação Matemática; Física; e Matemática. O IGCE possui 135 professores, 209 servidores, 1.488 alunos na graduação e 561 na pós-graduação.