Governo de SP apresenta primeira unidade móvel

23/11/2011

Equipada com laboratório de soldagem, a carreta vai levar qualificação gratuita

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, apresentaram na manhã desta quinta-feira(24) na Etec Capela do Socorro, zona sul da Capital, a primeira unidade móvel do Via Rápida Emprego.

Equipada com laboratório de soldagem, a carreta vai levar qualificação profissional gratuita a diversos municípios. O posto itinerante possui área interna de aproximadamente 60 m2, sala com painel simulador e 10 cabines equipadas com ferramentas para a realização de aulas práticas.

A primeira cidade a receber a estrutura é São Paulo, onde a unidade ficará em operação até o dia 13 de dezembro para atender duas turmas, de 20 alunos cada, do curso de soldagem. As aulas acontecem de segunda a sexta, nos períodos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h.

"A unidade móvel do Via Rápida nos permite ir a municípios que não têm prédio, não têm Etec, não tem Fatec, ir a bairros também bastante populosos e levar cursos dependendo da necessidade. Esse primeiro é de soldagem, que tem muita demanda de mercado. Com ele, nosso jovem pode trabalhar desde uma serralheria até na Petrobras", afirmou o governador.

Governador Alckmin e secretário Paulo Alexandre durante apresentação da carreta

Ainda este ano, outras quatro carretas iguais a esta também serão entregues para realização de cursos de panificação, confecção, hospitalidade e imagem pessoal. Elas vão entrar em operação a partir 2012. Até 2014, serão ao todo 13 postos itinerantes que percorrerão o Estado para levar atendimento às regiões que apresentarem carência de estrutura laboratorial.

“Quando todas estiverem em operação, será possível atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra, levando qualificação profissional a um número ainda maior de municípios, principalmente os mais afastados que não possuem unidades fixas do programa”, explicou o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Além das carretas, também está prevista para esta primeira etapa de ampliação do programa a construção de sete novos prédios, que serão erguidos em cidades-polo. Eles funcionarão em regiões estratégicas do Estado, possibilitando a realização de um número maior de capacitações e novas ofertas de cursos.

Os primeiros municípios a receberem unidades fixas serão São Bernardo do Campo e Campinas. Elas serão construídas junto às Etecs Lauro Gomes e Conselheiro Antonio Prado e atenderão também moradores de municípios próximos, além de prestar apoio às unidades móveis. O prazo para início das obras deverá ser definido ainda em 2011.

Secretário Paulo Alexandre afirmou que, em 2012, serão 125 mil vagas no Estado

As capacitações acontecem em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP, além de unidades do Sistema S e de outras instituições parceiras como Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação para Valorização de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Lançado em julho, o Via Rápida Emprego é um programa que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Neste semestre, o programa disponibilizou 30 mil vagas em mais de 400 municípios. Para 2012, serão mais 125 mil. As capacitações são intensivas, com duração de um a, no máximo, três meses.

Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Como forma de incentivo, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br