carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Governo de São Paulo anuncia bônus de pontuação acrescida



06/12/2013

A medida beneficiará o ingresso de negros, pardos e índios no serviço público estadual

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência , Tecnologia e Inovação, participou hoje, (06/12) às 15h, no Palácio dos Bandeirantes do anúncio do Programa Estadual de Inclusão, que cria um sistema de bônus para negros, pardos e indígenas nos concursos públicos, realizado pelo governador Geraldo Alckmin. A cerimônia também marcou o envio do Projeto de Lei que instituirá o programa à Assembleia Legislativa. Também participaram do encontro, a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda e outros secretários, o reitor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo- Univesp, Carlos Vogth, além de representantes da comunidade negra, entre eles, o líder da Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes - Educafro, Frei David dos Santos.

O programa vai beneficiar cidadãos que se autodeclarem negros, pardos ou indígenas no ato da inscrição de concursos para o serviço público estadual. Os candidatos terão um acréscimo na pontuação final de cada fase da seleção, inclusive na avaliação de títulos, quando for o caso.

Para o secretário Rodrigo Garcia, o sistema de pontuação acrescida possibilita bons resultados de inclusão. “Ele contemplará no seu percentual de vagas a presença de negros no Estado de São Paulo, estimada em 35%. Além disso prevê a relização de cursos à distância preparatórios, que deverão ser realizados pela Univesp”, completa.
As políticas de ações afirmativas vêm ganhando cada vez mais espaço a partir da criação do Estatuto da Igualdade Racial, vigente desde 2010, e do reconhecimento da constitucionalidade das cotas raciais pelo Supremo Tribunal Federal, em 2012.

Sobre o Programa
Além de contemplar a população negra e indígena em concursos públicos, o Programa também favorece processos seletivos de educadores universitários do Programa Escola da Família.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo