Governo anuncia primeira Etec voltada aos esportes

22/10/2010

Primeira Etec de Esportes do Estado será construída na zona norte da capital

O governador Alberto Goldman anunciou nesta sexta-feira, 22 de outubro, a primeira Escola Técnica Estadual (Etec) voltada à área de esportes no Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Vila Maria, no próprio local onde será implantada a futura Etec, e contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Com implantação prevista para 2012, a Etec de Esportes oferecerá 360 vagas para o curso técnico de Esportes e Recreação, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra, que há seis anos capacita monitores esportivos. O novo curso terá duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.

A unidade fará parte de um grande Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake em terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que anteriormente era ocupado por uma favela, com cerca de 1.600 famílias. A CDHU promoveu a remoção total das famílias, oferecendo cartas de crédito ou transferência para conjuntos da própria companhia, dependendo da opção dos moradores.

Além do prédio para aulas práticas, haverá também um pavilhão multiuso

As obras serão feitas com recursos do Governo do Estado. A estrutura da escola contará com laboratórios de tênis de mesa, judô, boxe, idiomas, informática, academias, biblioteca, ambulatório e salas de aula, entre outras instalações administrativas e acadêmicas. Além do prédio da futura Etec, onde acontecerão as aulas teóricas, o Centro de Convivência terá também um pavilhão multiuso, que abrigará quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários, entre outros ambientes.

A céu aberto, serão construídas cinco quadras para prática de esportes como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses ambientes servirão tanto como laboratórios para os alunos da Etec como para atividades de lazer e esportes da comunidade. Todas as instalações do Centro de Convivência irão atender às normas de acessibilidade para permitir a circulação e a prática de esportes por pessoas com deficiência.

A Etec de Esportes será construída na Rua Paulo Lorenzani, s/nº, na Vila Maria, Capital, com acesso pela Ponte Aricanduva, 2ª alça à direita/ao lado do Cingapura Chácara Bela Vista.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 199 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Sobre a Fundação Gol de Letra
ONG instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. Desenvolve programas e projetos de educação que associam uma pedagogia provedora de conhecimento, cultura e cidadania ao trabalho com famílias e comunidades, na Vila Albertina (zona norte de São Paulo) e no Caju (Rio de Janeiro).