Governador visita obras em Paraisópolis

27/05/2009

O governador José Serra visitou nesta quarta-feira, 27 de maio, as obras da futura Escola Técnica (Etec) de Paraisópolis. Acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador conheceu as instalações da nova unidade. A Prefeitura cedeu o terreno, ao lado do Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, e o Estado está investindo R$ 13,4 milhões na construção da escola, que contará também com quadra poliesportiva e anfiteatro.

A unidade vai oferecer 160 vagas para o ensino médio no período da manhã e mais 400 vagas em quatro cursos técnicos: Contabilidade (80 vagas divididas entre tarde e noite), Informática (80 vagas tarde/noite), Meio Ambiente (120 vagas - 80 tarde e 40 noite) e Segurança do Trabalho (120 vagas - 40 tarde e 80 noite).

Na oportunidade, o governador acompanhou as ações da Jornada da Saúde, mais uma das 130 iniciativas da Virada Social em Paraisópolis. O programa oferece diversos serviços à população, como vacinação, exames de pressão arterial, confecção de cartões do SUS, palestras educativas e distribuição de preservativos.

Em sua terceira edição, a Virada Social, articula secretarias, prefeitura e sociedade civil com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade social com a participação da comunidade. Paraisópolis, bairro da zona sul da capital, conta com mais de 80 mil moradores.

Neste ano, estão previstas cerca de 130 medidas. Entre elas, a presença de uma unidade móvel do Poupatempo, a ampliação dos programas de transferência de renda como o Ação Jovem e o Renda Cidadã, a implantação de um parque público e a instalação de um CIC (Centro de Integração da Cidadania).

As ações do Estado na região começaram em fevereiro deste ano, com o início da Operação Saturação, da Polícia Militar. Um mês depois foi o início da Virada Social. "A virada social é uma mobilização de forças, ela está expressando mais segurança, mais saúde e mais urbanização", afirmou o governador.