Governador sanciona ampliação do quadro da Unesp

11/09/2012

Acordo foi assinado durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

O governador Geraldo Alckmin sancionou, durante evento realizado nesta terça, 11/09, no Palácio dos Bandeirantes, o Projeto de Lei Complementar que cria cargos, funções autárquicas e empregos públicos no quadro pessoal da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(Unesp).

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a Unesp desempenha um papel essencial, destacando o ensino superior paulista perante todo país. “A Unesp impressiona pela sua capilaridade em todo o Estado de São Paulo. Hoje ela é uma das melhores universidades brasileiras, oferecendo inclusão social e ensino público gratuito de qualidade”, afirmou.

Os cargos, funções autárquicas e empregos públicos criados correspondem a uma reserva de funções para uso da Unesp ao longo dos próximos anos, de acordo com a necessidade da instituição (reposição de quadros em função de aposentadorias, falecimentos ou demissões) ou contratações de docentes para cursos novos, como as 11 graduações em Engenharia aprovadas em março último pela Unesp, em nove cidades paulistas, incluindo São João da Boa Vista, onde a Universidade vai instalar um novo Câmpus. “É um momento importante para o futuro do crescimento da universidade”, afirmou Ricardo Samih Georges Abi Rached, pró-reitor de Administração, no exercício da Reitoria da Unesp.

Ressalte-se que, no caso desses onze novos cursos citados, a criação se dará de forma escalonada até 2014. Qualquer contratação será feita observando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp, bem como a disponibilidade de recursos orçamentários da Universidade.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, os desafios grandiosos que deverão ser enfrentados pela Unesp nos próximos dez anos exigem a criação de novos cargos, empregos públicos e funções autárquicas.“Esta sanção representa para a Unesp uma conquista fundamental rumo à sua visão de futuro, com inegáveis ganhos para toda a sociedade", complementou.

No cômputo geral serão criados 2.955 cargos. No quadro permanente de docentes, serão criados no total 1.300 vagas, na seguinte conformidade: 100 cargos de professor titular (referência MS-6), a serem exercidos em regime de dedicação integral à docência e pesquisa; e 1.200 cargos de professor-assistente, (referência MS-2), dos quais 960 serão exercidos em regime de dedicação integral à docência e pesquisa, 180 em regime de turno completo e 60, em turno parcial.

No quadro de empregos públicos, são 1.500 de professor-assistente-doutor, (referência MS-3), a serem exercidos na seguinte conformidade: 1.200 em dedicação integral à docência e pesquisa; 225 em turno completo; e 75 em turno parcial.

Na Tabela III do subquadro de funções autárquicas, são 100 funções da carreira de pesquisador, em regime de tempo integral: 25 em cada categoria de pesquisadores (I, II, III e IV).

Na Tabela I de funções autárquicas do quadro do magistério, são 55 funções de docente de Ensino Médio I, (referência 9): 40 em jornada completa de trabalho docente e 15 em jornada parcial. Os cargos serão providos e preenchidos gradativamente.