Governador inaugura novo prédio da Etec Rio Pardo

20/03/2012

O Governador Geraldo Alckmin entregou, no ultimo sábado(17), as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) de São José do Rio Pardo. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o secretário da Habitação, Silvio Torres, e a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá.

A mudança da escola para o novo prédio, construído pelo Estado, ocorreu na semana passada. "Queria dizer da importância do ensino técnico e tecnológico, que é empregabilidade. Tem muito emprego, muita vaga que não é preenchida por falta de qualificação profissional. Então, a Etec prepara para o mercado de trabalho regional. Por isso que de cada cinco alunos que saem da Etec, quatro já saem empregados", afirmou o governador.

A atual sede abriga 9 salas de aula,12 laboratórios (6 de Informática, 1 de Redes, 1 de Segurança do Trabalho, 1 de Análises Físico-Químicas, 1 de Microbiologia, 1 de Ciências e Síntese, 1 de Análises Instrumentais) , 12 salas administrativas (entre elas: coordenação, secretaria, professores, diretoria), biblioteca, 18 sanitários (8 adaptados para dar melhor acessibilidade). A Etec conta também com elevador e Ginásio de Esportes com 4 vestiários. O Governo do Estado investiu mais de R$ 10,3 milhões nas obras e R$ 400 mil em mobiliário e equipamentos, entre 2009 e 2011.

Implantada no segundo semestre de 2006, a Etec tem atualmente 590 alunos – 240 matriculados no Ensino Médio e 350 nos cursos técnicos de Administração, Informática, Informática para Internet e Informática integrado ao Ensino Médio. Para este último curso, novidade na escola técnica, foram oferecidas 40 vagas no processo seletivo para o primeiro semestre de 2012.

O município de São José do Rio Pardo integra a Região Administrativa de Campinas, onde estão distribuídas 32 Etecs – além das 7 Fatecs localizadas em Americana, Bragança Paulista, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba.