Governador e secretário inauguram Etec de Arujá

12/05/2014

Estado investiu R$ 223 mil em mobiliário e equipamentos; coube à prefeitura a reforma e adequação do prédio, que conta com dois blocos

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves, inauguraram nesta segunda-feira, 12 de maio, a Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Luzia Maria Machado, em Arujá. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participou do evento. Em todo o Estado, existem hoje 216 Etecs e 62 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Na oportunidade, o secretário falou sobre o ensino de qualidade oferecido pelas escolas técnicas estaduais. “Promover condições para uma boa colocação no mercado de trabalho é meta dessa gestão. Por meio do ensino técnico esse objetivo é atingido, já que 79% dos alunos das Etecs encontram trabalho já no primeiro ano de formados,” declarou. Baeta anunciou também que Arujá deve receber em breve a carreta de refrigeração e climatização do programa Via Rápida Emprego.

Em seu discurso, o governador declarou que a escola é a 10ª unidade do Centro Paula Souza no Alto do Tietê. “Há 10 anos, tínhamos uma única escola em Mogi das Cruzes. Hoje são 10 faculdades e escolas técnicas, o que é muito bom para o jovem", destacou o governador Geraldo Alckmin. "No ano que vem, teremos o 'Vence', em que os alunos das escolas de Arujá poderão fazer o Ensino Médio em um período o técnico em outro, aqui na Etec de Arujá", complementou.

Na parceria para implantação da unidade, o Estado investiu R$ 223 mil em mobiliário e equipamentos. Coube à prefeitura a reforma e adequação do prédio, que conta com dois blocos. O acadêmico abriga seis salas de aula, dois laboratórios de informática, biblioteca, salas administrativas e pedagógicas, cozinha, almoxarifado, sanitários com acessibilidade e elevador. No outro bloco, há um auditório com capacidade para 80 pessoas, espaço destinado ao laboratório de química, cantina e sanitários com acessibilidade. O prédio da Etec também abriga quadra poliesportiva e vestiários.

A Etec de Arujá iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010 como classe descentralizada da Etec Doutora Maria Augusta Saraiva, de São Paulo.  Atualmente, 272 alunos estão matriculados nos cursos técnicos de Administração e Logística. No segundo semestre, será implantado o técnico em Recursos Humanos. O processo seletivo oferece 40 vagas à noite para este curso.

A Etec de Arujá é a sétima da região do Alto Tietê, que conta ainda com unidades em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano. Está prevista ainda a implantação de uma Etec em Guarulhos. O Centro Paula Souza também mantém na região três Fatecs: em Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, e deve instalar outras duas em Ferraz de Vasconcelos e Suzano.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.

Clique aqui para ver mais fotos da inauguração da Etec Arujá