carregando...

Notícias

Notícias

Governador e Secretário inauguram a primeira Etec voltada aos esportes



29/08/2013

Foram investidos R$ 39 milhões em uma estrutura que conta com 8 salas de aula, 8 laboratórios (tênis de mesa, judô, boxe, multiuso, dança, expressão corporal e fitness, pilates, idiomas e informática), biblioteca e auditório com capacidade para 115 lugares
 
Secretário fala da importância de técnicos especializados em esporte para o mercado de trabalhoNesta quinta-feira, 29/08, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, inauguraram a primeira Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, na zona norte da capital paulista. Também participaram do evento a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o arquiteto Ruy Ohtake, a presidente do Instituto Center Norte, Glorinha Baumgart, o presidente do Conselho Curador da Fundação Gol de Letra, o jogador Raí, o diretor geral da Fundação Gol de Letra, Sóstenes de Oliveira, o ex jogador da seleção brasileira, Mauro Silva e outras autoridades.
 
De acordo com o secretário Rodrigo Garcia a nova escola técnica é um embrião que deverá se espalhar por todo o Brasil.  “Além de ser aberta para a prática esportiva da comunidade, essa unidade formará técnicos em esportes que darão suporte aos profissionais de Educação Física. Eles poderão desenvolver atividades voltadas aos setores público e privado, em parques temáticos, colônias de férias,  centros esportivos, eventos, Ongs e outros. É mais uma ação inovadora do Estado de São Paulo, que sempre lança tendências”, completa.
 
A nova unidade integra um Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. O complexo de 4.000 m² de área construída, está localizado em um terreno de 72 mil m², cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O Governo do Estado investiu mais de R$ 39 milhões no empreendimento.
 
Distribuído em dois pavimentos, o prédio da Etec abriga, entre outros ambientes, 8 salas de aula, 8 laboratórios (tênis de mesa, judô, boxe, multiuso, dança, expressão corporal e fitness, pilates, idiomas e informática), biblioteca e auditório com capacidade para 115 lugares. A céu aberto, o projeto arquitetônico criou 7 quadras (1 vôlei de areia, 2 poliesportivas,  2 de tênis / paredão, e os 2 campos para futebol society com grama natural); pista de atletismo; ciclovia e/ou caminhada; estacionamento para bicicletas, motos  e 110 veículos.
 
Esses ambientes servirão tanto como laboratórios para os alunos da Etec como poderão ser utilizados pela comunidade, em dias e horários estipulados, com atividades monitoradas de lazer e prática de esportes.
 
Implantada no primeiro semestre deste ano, a Etec de Esportes está com 121 alunos matriculados no curso técnico de Esportes e Atividade Física, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra. Com duração de três semestres, ele foi  inicialmente  oferecido a uma turma piloto de 30 alunos da Fundação e do Instituto Esporte & Educação. No próximo vestibulinho, que deverá acontecer no mês de outubro de 2013, serão oferecidas mais 80 vagas.
 
Sobre o Centro Paula Souza
 
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 285 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados noscursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Confira aqui o vídeo do evento. As fotos, você pode acompanhar no nosso Flickr

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo