Governador e secretário Baeta Neves entregam instalações da Etec de Rio Grande da Serra

22/10/2014

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Em seu discurso, secretário destacou qualidade de ensino do Centro Paula Souza (Fabio Torquato/SDECTI)O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta Neves Filho, participaram nesta quarta-feira, 22 de outubro, da cerimônia de entrega do prédio que abrigará a Escola Técnica Estadual (Etec) de Rio Grande da Serra, a sétima unidade localizada no ABC. Na oportunidade, o governador assinou o decreto de criação da escola.

De acordo com o secretário, o município vai ganhar um centro de excelência em ensino. “Oferecer condições para que o trabalhador encontre um bom emprego é meta desta gestão e por meio das Etecs esse objetivo é atingido, já que 79% dos alunos encontram uma boa colocação no mercado logo no primeiro ano de formados”, disse.

A região já conta com Etecs nos municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires,Santo André, São Bernardo do Campo e SãoDescerramento da placa da nova Etec de Rio Grande da Serra (A2 Fotografia/Edson Lopes Jr) Caetano do Sul. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, também esteve presente no evento. Na parceria para implantação da Etec, coube à prefeitura a construção da sede da unidade, que recebeu investimento no valor de R$ 7,83 milhões, sendo R$ 6 milhões repassados pelo Estado e R$ 1,83 milhão provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). Entre 2013 e 2014, o governo estadual investiu cerca de R$ 600 mil para compra de mobiliário e equipamentos.

As instalações físicas da futura Etec estão distribuídas em dois blocos que abrigam 9 salas de aula, 10 espaços para laboratórios (1 de análises ambientais, 1 de análises microbiológicas, 1 de desenho, 2 de construção civil, 3 de informática, 1 de mecânica dos solos e 1 de topografia), miniauditório e 12 salas administrativas, entre outros ambientes.

Nova Etec de Rio Grande da Serra (Fabio Torquato/SDECT)A escola técnica de Rio Grande da Serra iniciou suas atividades em julho como classe descentralizada – unidade que funciona com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec – com dois cursos técnicos: Administração e Manutenção e Suporte em Informática, ambos à noite. Atualmente, tem 77 alunos matriculados. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2015 oferece 40 vagas, à noite, para o curso de Administração.

Vestibulinho
As inscrições para o processo seletivo das Etecs para o 1º semestre de 2015 vão até 7 de novembro. Ao todo, são oferecidas mais de 82 mil vagas para os ensinos Médio, Técnico, Técnico Integrado ao Médio e Especialização Técnica. O exame será no dia 7 de dezembro. A inscrição deve ser feita pela internet no site www.vestibulinhoetec.com.br

No próximo semestre, entra em funcionamento a Etec Itaquera II, na Capital, com os cursos de Desenho da Construção Civil, Edificações e Edificações integrado ao Médio.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 70 mil.

Clique aqui para ver mais fotos