Governador anuncia investimentos no ABC

14/06/2011

Governador assina projeto de parceria que viabilizará nova linha de transporte no ABC

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 14 de junho, investimentos que somam R$ 6,3 bilhões para a região do ABC. O anúncio foi feito durante plenária, em Santo André, com a presença dos sete prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Somente em transportes, serão R$ 5,45 bilhões aplicados em obras viárias, que irão facilitar o dia a dia das pessoas. As outras áreas beneficiadas são saúde, educação, habitação e turismo. Saiba mais.

Entre as novidades, o governador anunciou a criação de uma sede física do programa Via Rápida Emprego em São Bernardo do Campo, com estimativa de oferecer mil vagas. As inscrições começam em agosto e o investimento previsto é de R$ 2,6 milhões. "É uma nova forma de capacitação gratuita, sem necessidade de prestar vestibular, com cursos profissionalizantes de 80, 100 e 200 horas, o que beneficiará moradores de todo o Grande ABC", afirmou o governador.

Paulo Barbosa atendeu secretários municipais e coordenadores de projetos

Atendimento às prefeituras
No período da manhã, uma comitiva de secretários estaduais participou de reuniões de trabalho com representantes do consórcio do ABC, divididos em grupos temáticos de áreas com o mesmo perfil. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, atendeu secretários municipais e coordenadores de projetos de desenvolvimento regional, ao lado do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, e do coordenador de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia, Henrique Gross.

Na oportunidade, foram debatidas ações na área de ciência e tecnologia, com a criação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Além de investimentos para atração de novos negócios associados às cadeias produtivas e parcerias para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos na região.

"O Grande ABC conta com um polo industrial que representa 7% do PIB do Estado. Por isso, é uma região prioritária para investimentos em ensino, pesquisa e inovação tecnológica, que são fundamentais para garantir competitividade à economia e oportunidades para a população ", disse o secretário.

Entre os projetos da Secretaria na região, destaque para os novos cursos do Via Rápida em São Bernardo do Campo, Diadema, Rio Grande da Serra, Santo André e São Caetano do Sul, além da futura Fatec de Diadema e da 2ª Etec de Mauá, previstas para inaugurar em 2012, com cursos nas áreas de administração, logística, química e cosméticos.