Goldman visita obras de ETECs e FATECs

14/03/2008

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, vistoriou na manhã desta sexta-feira (14/03), as obras de três ETECs (Escolas Técnicas) e uma FATEC (Faculdade de Tecnologia), na Zona Sul da capital paulista. A visita teve o propósito de acompanhar o andamento das obras e conhecer as características de cada um dos projetos, permitindo ao Governo do Estado dar maior suporte a esses empreendimentos.

As obras da ETEC de Guarapiranga foram as primeiras a receber a visita do vice-governador. O terreno onde esta sendo construída a nova unidade do Centro Paula Souza, ao lado do futuro CEU Guarapiranga, foi cedido pela Prefeitura de São Paulo. O vereador Milton Leite, que também acompanhava a visita, fez questão de ressaltar a importância da iniciativa. “Nós quisemos muito o CEU. Agora a chegada da ETEC é de vital importância para a nossa região”, afirmou. Nessa unidade está prevista a abertura de 960 matrículas para os cursos de Ensino Médio, Informática, Contabilidade, Segurança do Trabalho e Farmácia. As aulas devem começar a partir de 2009.

Em seguida, o vice-governador se dirigiu à unidade do Centro Paula Souza do Jardim São Luis. Nessa unidade funciona hoje uma ETEC com cursos de Administração e Eletrônica, além de Ensino Médio tradicional, e uma FATEC com cursos de Informática para Gestão de Negócios, Logística e Transporte. O projeto em andamento envolve a ampliação da ETEC e do Ensino Médio.

A escolha dos novos cursos técnicos está sendo feita com a colaboração da comunidade. Entre as providências que já estão sendo tomadas, está o pedido de prolongamento de uma linha de ônibus da região, feito pela direção da unidade.A ETEC de Santo Amaro foi a última unidade do Centro Paula Souza visitada pelo vice-governador Alberto Goldman.

A unidade está em fase inicial de construção e deve receber os primeiros alunos em 2009. Estão previstas 960 matrículas para cursos de Ensino Médio, Administração, Logística, Contabilidade, Farmácia, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Antes de concluir a visita, o vice-governador e sua equipe conversaram com os engenheiros sobre a possibilidade de ampliação da via de acesso à escola e analisaram as plantas do projeto.

O plano de expansão das ETECs e FATECs é uma iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento que busca suprir a demanda por especialização do mercado de trabalho atual. Através desses projetos, o Governo do Estado cria uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social para a população de São Paulo.