carregando...

Notícias

Notícias

Goldman visita as obras de quatro ETECs



05/03/2008

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, visitou nesta quarta-feira (05/03), os locais onde serão construídas quatro novas unidades das Escolas Técnicas (ETECS) e uma Faculdade de Tecnologia (FATEC) na Zona Leste da capital paulista. Além de conhecer os terrenos e ver o desenvolvimento dos trabalhos, a visita de inspeção, que marcou o início das obras, foi uma oportunidade para o vice-governador avaliar também as vias de acesso às escolas, por onde deverão transitar alunos e professores. “É algo essencial para que o ensino tenha qualidade”, ponderou Goldman.

Acompanhado de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento, o vice-governador iniciou as visitas pelo bairro de Cidade Tiradentes. A Escola Técnica que será construída ficará em um terreno vizinho ao Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, inaugurado em outubro do ano passado pelo Governador do Estado José Serra, ao lado do próprio Goldman e do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O terreno usado para a obra da Escola Técnica foi cedido ao Centro Paula Souza pela prefeitura. "O ensino profissionalizante só terá sucesso no estado se os prefeitos apoiarem esse projeto" ressaltou o secretário de Desenvolvimento.

Nessa ETEC, além do Ensino Médio, serão administrados cursos técnicos de Automação Industrial, Desenho da Construção Civil, Edificações e Eletrônica. As aulas devem ter início no 2° semestre de 2009 com previsão de 960 matriculas. Durante a visita, Goldman conversou com os engenheiros e com o Subprefeito de Cidade Tiradentes, Arthur Xavier, sobre diversos detalhes do projeto.

Em seguida, Goldman inspecionou o terreno e as plantas onde serão construídas uma ETEC e uma FATEC no bairro de Itaquera . "As edificações serão erguidas em um terreno da COHAB, cedido pela prefeitura e o projeto da obra será realizado a partir de um concurso público do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)", disse o Subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira. Já existe a previsão de que nesta ETEC serão administrados os cursos de Desenho da Construção Civil, Edificações, Enfermagem, Informática, Mecânica - Soldagem, Projetos de Mecânica, Projetos e Instalação Elétrica Predial e Segurança do Trabalho, além do Ensino Médio. A previsão é de que sejam abertas 2.400 matrículas e as aulas devem ter início no 2º semestre de 2009.

A preocupação com os meios de transporte disponíveis nas localidades das novas unidades foi um dos fatores que reforçou a importância da visita. Alberto Goldman recebeu informações sobre todas as vias de acesso, os meios de transporte público que atendem as regiões e a proximidade com o metrô. Com isso, será possível diagnosticar as necessidades de investimentos dessa ordem em cada área visitada.

Goldman e sua equipe chegaram ao bairro de Arthur Alvim, onde será construída outra ETEC. Na visita, circulou pelas futuras salas de aula acompanhado pelo Subprefeito da Penha José Araújo Costa e também conversou com engenheiros da obra. A unidade será instalada em um prédio do antigo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam), cedido pela Secretaria da Educação e abrigará os cursos de Automação Industrial, Desenho da Construção Civil, Edificações e Eletrônica, além de Ensino Médio. A previsão inicial é receber 960 matrículas quando a escola for inaugurada no 2° semestre de 2009.

Goldman encerrou as visitas vistoriando as obras da futura ETEC de Vila Formosa. O Governo do Estado cedeu um prédio que está sendo reformado. O Subprefeito Vicente de Paula acompanhou a visita. “É importante fazer essas iniciativas sempre onde existe mais demanda” disse Goldman. Quando a ETEC estiver pronta (previsto para o 2º semestre de 2008), esperam-se 480 matrículas para os cursos de Contabilidade, Design Gráfico, Informática e Logística.

A Secretaria de Desenvolvimento em parceria com o Centro Paula Souza busca, através destes investimentos, oferecer qualificação profissional e ensino de qualidade à Zona Leste da capital. Com isso, espera-se abrir portas para o desenvolvimento econômico da população da região.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo