Goldman visita APL e Feira de Ibitinga

13/07/2007

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, visitou a cidade de Ibitinga nesta sexta-feira (13/07), para conhecer de perto os Arranjos Produtivos Locais e vistar a 34ª edição da Feira de Bordados de Ibitinga.

Ao chegar foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Florisvaldo Antonio Fiorentino e fez uma visita a prefeitura. Mais tarde foi recebido no Sindicato da Indústria de Comércio e Bordados, onde houve uma apresentação da APL seguido de pronunciamentos e trocas de experiências entre os empresários.

Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerados regionais de pequenas, médias e grandes empresas que atuam em uma mesma área. Esses sistemas locais de produção visam fortalecer e melhorar a competitividade com o mercado externo e interno. “O APL tem constituído um meio muito eficaz de geração de emprego e renda para a cidade de Ibitinga”, disse o prefeito da cidade. Ele também explicou que o APL representa 80% da economia do município, 12% do mercado de São Paulo e 5% do mercado brasileiro de cama, mesa e banho. O trabalho de implantação do APL tem o papel principal de mudança na mentalidade dos empresários. “Concorrência não é o problema, o problema é a competição”, explicou o prefeito. Segundo Florisvaldo "se Ibitinga têm 5% do mercado nacional, é porque ainda têm 95% para conquistar", disse.

Estavam presentes o diretor superintendente do Sebrae, Ricardo Tortorella, o representante de Fiesp, Renato Corona, o prefeito da cidade de Ibitinga, Florisvaldo Antonio Fiorentino e o presidente do Sindicato, Aquiles Sina.

Goldman ressaltou que a reunião é muito importante para a Secretaria de Desenvolvimento, “viemos mais para aprender do que para ensinar, queremos ver como podemos levar essa iniciativa para outros locais do estado”.

Sobre as duas novas Etecs, que serão instituídas na cidade de Ibitinga, Goldman explica: “a disposição é aumentar em 150% o número de jovens matriculados em escolas técnicas, em todo o Estado. Os empresários têm necessidade de mão-de-obra específica na região. Especialmente no nível intermediário de gestão”.

A prefeitura agradeceu a visita do secretário e o presenteou com uma placa de prata que agradecia, em nome da população de Ibitinga, a atuação de Alberto Goldman como Secretário de Desenvolvimento. “Para mim, vir aqui foi uma aula. Vocês são uma referência muito importante para os APLs”, agradeceu Goldman.