Goldman recebe delegação da República Tcheca

18/05/2007

Trabalhando pela busca de novos investimentos para o Estado de São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, recebeu nesta sexta-feira (18/05), a delegação de Senadores da República Tcheca.

O vice-presidente do Senado, Petr Pithart, que já havia passado por Pernambuco e Rio de Janeiro, apresentou as principais iniciativas daquele país no Estado de São Paulo e a intenção de aumentar os laços entre os dois países.

Goldman, por sua vez, falou sobre São Paulo e mostrou os fatores que fazem do Estado o centro industrial e financeiro do País. O secretário também falou sobre a possibilidade de investimentos. “Estamos construindo muitas rodovias e metrô. O desenvolvimento de São Paulo é grande e qualquer investimento é bem-vindo. Nós temos espaço aberto para vocês venderem máquinas que não fabricamos aqui”, disse.

O chefe do comitê se mostrou impressionado com os números de São Paulo em relação aos outros estados e falou sobre as vocações da indústria Tcheca. “Temos vocações muito fortes nos setores de maquinaria, construção de aviões para rotas regionais, combate a poluição de fábricas e terras contaminadas, além da produção de fibras têxteis, na qual somos a principal produtora no mundo.”, disse Ivan Adamec.

Os representantes da República Tcheca também se mostraram interessados no etanol, já que a União Européia (UE) tem atualmente uma meta não-obrigatória de mistura de biocombustível, produzido a partir de grãos e óleos vegetais.

O encontro terminou com os agradecimentos do vice-presidente do Senado, Petr Pithart, “acredito que depois da nossa visita as portas ficaram abertas”.

Participaram também da reunião os senadores da República Tcheca, Frantisek Kopecký, Jiri Stritezky, o embaixador da República Tcheca no Brasil, Václav Hubinger, o cônsul e o cônsul geral em São Paulo, Tomás Lonicek e Stanislav Kazecký, respectivamente. Pela Secretaria de Desenvolvimento estiveram o coordenador para assuntos internacionais, Cláudio Gaiarsa e a assessora especial para assuntos internacional, Aline Cardoso Barabinot, além de José Roberto, da área internacional do Palácio dos Bandeirantes.