carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Goldman recebe comitiva de Cingapura



05/06/2008

Nesta quinta-feira (05/06), o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, recebeu o Ministro da Indústria e Comércio de Cingapura, Lim Hng Kiang. A reunião, que foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, contou também com a presença do embaixador do Brasil em Cingapura, Paulo Soares, e de outros membros do Ministério de Indústria e Comércio do país visitante.

O encontro teve como objetivo a apresentação dos projetos do Governo do Estado de São Paulo para as áreas de infra-estrutura, energia e comércio, e ainda visou oportunidades de investimentos em São Paulo. Os representantes de Cingapura falaram sobre os projetos futuros do país e entre as questões abordadas enfatizaram a busca por soluções para a água, tema considerado por eles um grande problema para o futuro.A produção de etanol foi outro assunto bastante abordado na reunião.

O secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman falou da necessidade de se desenvolver outras formas de energia, citando o etanol, proveniente da cana-de-açúcar, como um exemplo. “Produzimos o etanol da cana-de-açucar, mas não diminuímos a produção de alimentos. Continuamos a fornecer uma grande parte da nossa produção agrícola para exportação”, completou. Nesta questão de energia renovável, os representantes de Cingapura se mostraram interessados: “Temos interesse em trabalhos conjuntos, em parceria, pois também é uma questão do futuro. O etanol não está sendo usado só para transporte, mas também para fabricação de plástico”, disse Satvinder Singh, do International Enterprise Singapore.

Dentre os outros assuntos que foram discutidos no encontro, para possibilidade de parcerias, estão a área de logística de portos, de produção intelectual, de pólos alcoolquímicos, e ainda a questão do Expresso Aeroporto que ligaria o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos.

As relações econômicas entre Brasil e Cingapura são bastante significativas. Algumas empresas como Creative Technology, Flextronics (líder mundial na fabricação de equipamentos de telecomunicações para as grandes marcas), e Noble, fazem parte de um total de 17 empresas de Cingapura atuando no Brasil. No lado oposto temos a Embraer, Petrobrás, Votorantim e Perdigão como exemplos de empresas brasileiras atuando em Cingapura.

O Estado de São Paulo participa da relação comercial entre os dois países. Em 2007 o número de exportações do estado para Cingapura foi de 272,2 milhões, e as importações representaram 1004 milhões.

 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo