carregando...

Notícias

Notícias

Goldman é condecorado pelos Bombeiros



10/03/2008

Celebração do 128° aniversário do Corpo de Bombeiros de SP (Gustavo Uribe/SD)

Em solenidade comemorativa ao aniversário de 128 anos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, foi condecorado na manhã desta segunda-feira (10/03) com a medalha do centenário da corporação, homenagem militar a 31 figuras públicas que prestaram relevantes serviços à instituição no último ano. O evento ocorreu na Praça da Sé com as presenças de autoridades civis e militares e contou com a exposição de viaturas históricas do grupo de resgate. A guarda de honra da Polícia Militar abriu a solenidade com a apresentação de hinos e marchinhas tocados por sua banda, marcando o início das festividades que durarão até o fim do mês.

Alberto Goldman elogiou a instituição e lembrou do papel ativo que ela desempenhou no resgate a mortos e feridos durante o ano de 2007. "Os bombeiros se mostraram valorosos nas ações empreendidas no ano passado. Eles enfrentaram as chamas na queda do avião da TAM [em julho no aeroporto de Congonhas], a avalanche de terra no buraco do metrô [janeiro no bairro de Pinheiros] e a água em algumas enchentes. Eles estão de parabéns", elogiou Goldman.

O coronel Manuel Antonio da Silva Araújo, 21 anos de carreira e há um ano no comando do Corpo de Bombeiros, também se mostrou satisfeito com o trabalho de seus companheiros, frisando que ele só foi possível graças ao aumento de verba concedido pelo Governo do Estado de São Paulo à instituição, que, segundo o general, modernizou mais de 30% da frota da corporação. "Tivemos a possibilidade de contratar mais profissionais e de modernizar os nossos equipamentos. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é hoje um dos mais bem preparados do país", disse o general em discurso.

A data de fundação do corpo de Bombeiros paulista remonta ao ano de 1880, como decorrência de um incêndio ocorrido na Faculdade de Direito que funcionava no então Convento de São Francisco (atual Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP), em 15 de fevereiro de 1880. Devido aos sucessos da polícia miliciana paulista no combate às chamas, o governo provinciano criou a corporação de bombeiros do Estado de São Paulo, que contava com só 20 integrantes, no dia 10 de março do mesmo ano. Hoje, a instituição conta com mais de 30.000 profissionais - incluindo médicos socorristas e guarda-vidas - e salva aproximadamente 600 mil vidas por ano, segundo dados da corporação.


 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo