Goldman anuncia Parque Tecnológico

13/06/2008

O governador em exercício Alberto Goldman anunciou na manhã desta sexta-feira, 13, em Piracicaba a criação do primeiro Parque Tecnológico paulista voltado à pesquisa do combustível renovável. Com investimentos de R$ 100 milhões e área de 400 mil metros quadrados, o Parque garantirá aos paulistas a permanência no topo da produção nacional de biocombustíveis.

Hoje, São Paulo responde por mais de 70% das exportações brasileiras do setor sucroalcooleiro, com faturamento de US$ 5,65 bilhões somente em 2006. “Os Parques Tecnológicos representam uma visão de futuro porque funcionam como estímulo à inovação tecnológica ao integrar as Universidades e centros de pesquisa com a indústria”, resumiu o governador em exercício.

O foco das atividades do parque será a pesquisa, bem como o desenvolvimento e inovação (P&D&I). As principais áreas de atuação serão: biocombustíveis, matéria-prima renovável, tecnologias de conversão de biomassa e resíduos agroindustriais, além de tecnologias ambientais. “O Parque de Piracicaba representa a convergência do conhecimento na área de biocombustíveis seja ele público ou privado” avaliou o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Luciano de Almeida.

Almeida informou que o Parque terá incubadora de empresas e laboratórios voltados a descobertas de novas tecnologias para produção de biocombustíveis. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, por meio do Sistema Paulista de Parques, prefeitura, instituições de pesquisa e iniciativa privada de Piracicaba. A primeira fase do Parque será entregue em agosto do próximo ano. Para o governador em exercício, a criação da área coloca São Paulo na segunda etapa de pesquisas sobre biocombustíveis que significa a busca de mais produtividade com menos área plantada.

O Parque também abrigará a Fatec de Piracicaba que oferece 80 vagas do curso de bionergia sucroalcooleira desde o inicio de 2008. Atualmente, os alunos assistem as aulas no prédio da Etec ‘Coronel Fernando Febeliano da Costa’. O convênio para a construção do prédio da Fatec foi assinado no dia 20 de maio. O imóvel será construído pela prefeitura e o Estado investirá na compra de máquinas e equipamentos por meio do Centro Paula Souza.

Sistema integrado

Conjunto de Parques Tecnológicos articulados entre si com o objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento econômico do Estado, o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos tem como missão transformar conhecimento em riqueza ao promover e fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica dando suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais. A gestão Serra prevê a implantação de dez desses parques no Estado em cidades como Campinas, Ribeirão Preto,São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.

Veja os laboratórios previstos:

- Laboratório de Simulação e Modelagem;
- Laboratório de Métodos Quantitativos Especializados;
- Laboratório de Metrologia;
- Laboratório de Metalografia
- Laboratório de Mecatrônica e Automação Agro-industrial;
- Laboratórios Especializados e outros Serviços Complementares, além de uma Usina Piloto de Açúcar e Álcool.
Confira a lista das instituições de ensino e pesquisas ligadas ao Parque:
- Escolas Técnicas e Faculdade de Tecnologia - Fatec
- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP;