carregando...

Notícias

Notícias

GE Hydro em São Paulo



06/11/2007

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, promove a atração de mais um investimento de grande porte. A GE Energy anuncia a transferência da sede global de sua divisão Hydro para São Paulo e a ampliação da joint venture GE Hydro INEPAR (GEHI), instalada no estado desde 1998. Atualmente, a sede global da GE Hydro está instalada no Canadá.

A ampliação da GEHI gerará de imediato aproximadamente 300 empregos diretos e um número ainda maior de indiretos, principalmente nas áreas de engenharia, desenvolvimento tecnológico, modelagem analítica e manufatura. Ao todo, o investimento na reestruturação será de aproximadamente US$ 140 milhões e inclui a transferência de novas tecnologias e equipamentos de última geração, além da implantação do primeiro e único laboratório hidráulico do País. O próximo passo já planejado é efetuar parcerias com universidades da região.

José Malta, Presidente da GE Hydro Inepar (GEHI), enfatiza que o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados mundiais de hidrogeração despertou a atenção da liderança da GE para a América Latina e influenciou a decisão de transferir a sede industrial da GE Hydro para a GEHI. A grande vocação hidráulica do País traz vantagens sólidas e sustentáveis de competitividade neste setor.

Dentro desse contexto, a liderança do Estado de São Paulo em termos de recursos de engenharia de boa qualidade e a escala de volume de trabalho justificam a consolidação da unidade no Estado. Outros fatores importantes são a qualidade e os bons custos que indústrias como as de bens de capital, peças e componentes, siderúrgica e eletromecânica apresentam localmente.

A GEHI passa a ter a responsabilidade de atender ao mercado mundial de Hydro Geração.

Com a reestruturação, a GE Hydro INEPAR, que hoje produz turbinas e geradores para usinas nacionais e de outros países da América do Sul, passará a atender a todo o mundo. Atualmente, grande parte da GEHI funciona em Campinas. Com a mudança, a unidade de Araraquara passará a abrigar boa parte da estrutura da joint venture e se tornará a maior fábrica de turbinas e geradores da América Latina, com capacidade para usinar mil toneladas de aço por mês. Isso significa um aumento de 50% na capacidade de produção da companhia.

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Alberto Goldman, esse novo investimento é muito bem-vindo. “Além de gerar empregos e receita, essa transferência é mais uma demonstração de que São Paulo está apto a receber investimentos dessa importância”, disse.

Goldman explicou, também, que o papel da Secretaria de Desenvolvimento nesse empreendimento foi de articular entre as esferas municipal, estadual e federal, e também entre as várias secretarias do Estado para a implantação dessa unidade. “Para atrair esse tipo de investimento, nosso trabalho deve ser constante, envolve desde investimentos em infra-estrutura até a qualificação da mão-de-obra. Cada vez que inauguramos uma Etec (Escola Técnica Estadual) ou Fatec (Faculdade de Tecnologia), estamos não só dando uma profissão ao jovem, como também atraindo investimentos para aquela região”, completou o vice-governador.

Sobre a GE Energy

A GE Energy é um dos principais fornecedores do mundo de tecnologias de geração e fornecimento de energia, com receita de US$19 bilhões em 2006. Com sede em Atlanta, Geórgia, a GE Energy atua em todas as áreas do setor energético: carvão, óleo, gás natural, energia nuclear e recursos renováveis como água, energia eólica, solar e biogás, além de outros combustíveis alternativos.

A General Electric mantém atividades no Brasil desde 1919, com unidades industriais e escritórios de vendas e marketing distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os seis grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 10.000 funcionários no País.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo