Fuvest recebe inscrições para curso semipresencial na Univesp/USP

22/08/2013

O objetivo é formar professores de Ciências para atuar na educação básica. O curso tem duração de oito semestres e as aulas presenciais acontecerão aos sábados

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe,entre os dias 23 de agosto e 9 de setembro,as inscriçõespara o processo seletivo do curso de Licenciatura em Ciências,oferecido em parceria pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade de São Paulo (USP).O curso é semipresencial e gratuito.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 30,00 na rede bancária. São oferecidas 360 (trezentas e sessenta) vagas em sete cidades: São Paulo (120), Jaú (40), Lorena (40), Piracicaba (40), Ribeirão Preto (40), Santos (40) e São Carlos (40).

O curso tem duração de oito semestres e as aulas presenciais acontecerão aos sábados, no polo em que o aluno estiver matriculado. A carga horária total é de 2.865 horas, sendo 48% deatividades presenciais e 52% a distância. O objetivo é formar professores de Ciências para atuar na educação básica. Seu conteúdo foi elaborado levando-se em conta as necessidades das disciplinas de Ciências ministradas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O curso privilegiará uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento.

Quem pode se inscrever
As inscrições são abertas para todos os interessados que tiverem concluído o ensino médio ou equivalente. Ganham bônus na nota do vestibular os professores de escolas públicas sem diploma de licenciatura ou com formação incompleta, e também os egressos do ensino médio há pelo menos dez anos que ainda não tenham ingressado no ensino superior.

Vestibular
O processo seletivoserá realizado em duas fases. O primeiro exame será aplicado no dia 24/11, domingo, e conterá 90 questões de conhecimentos gerais em forma de múltipla escolha.
O exame da segunda fase terá três provas analítico-expositivas sobre conhecimentos específicos, que serão aplicadas entre os dias 5 e 7/1/2014.
As provas serão realizadasnas cidades que abrigam os sete polos: Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos, Lorena, Jaú e São Paulo. Os locais de exame e os endereços serão divulgados no site da Fuvest.
Os candidatos serão selecionados mediante processo classificatório, sendo aproveitadas, até seu limite, as vagas fixadas para o curso.

Inscrições para o vestibular 23/8 a 9/9/2013
Divulgação dos locais da 1ª fase 18/11/2013
Prova de conhecimentos gerais (1ª fase) 24/11/2013
Divulgação dos locais da2ª fase 16/12/2013
Divulgação dos convocados para a 2ª fase 16/12/2013
Prova de conhecimentos específicos (2ª fase) 5, 6 e 7/1/2014
Divulgação dos convocados na 1ª chamada 01/02/2014
Divulgação dos convocados da 2ª chamada 07/02/2014
Divulgação dos convocados da 3ª chamada 11/02/2014
Divulgação dos convocados da 4ª chamada 19/02/2014

Para mais informações, acesse o Manual do Candidato:http://www.fuvest.br/outros/licenciatura2014/manual.licenciatura.2014.pdf.

Fonte: Univesp