Fundesvar disponibiliza mais de R$ 3 mi para projetos

23/09/2011

O Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) irá disponibilizar R$ 3 milhões para o financiamento de projetos locais em parceria com as prefeituras. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, durante a 4ª edição do Acelera SP, realizada nesta sexta-feira (23), em Juquiá, no Vale do Ribeira.

Segundo o secretário, por meio de recursos do Fundesvar, será a realizada a contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica-Financeira e a definição do plano de negócios para a Agroindústria de Apiaí. Os estudos consistem na avaliação das linhas de envase de vidros e latas e no levantamento das áreas de cultivo necessárias para o funcionamento adequado das linhas de produção da agroindústria em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Também serão feitos levantamentos para indicar adequações sanitárias e de segurança essenciais, que poderão ser dados como contrapartida do município ou com recursos de outra fonte. Depois de concluída, a agroindústria atenderá aos municípios de Apiaí, Ribeira, Barra do Chapéu, Itaóca e Itapirapuã Paulista.

O Fundesvar é presidido pela Secretaria de Desenvolvimento e administrado pela Nossa Caixa Desenvolvimento. “Os planos podem ser encaminhados por prefeituras e outros órgãos do poder público, com indicação de contrapartida local, para avaliação do comitê do Fundesvar, que já conta com o recurso disponível para financiar projetos de curto, médio e longo prazos”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Nos últimos 10 anos, o fundo investiu cerca de R$ 45 milhões em obras de infraestrutura e projetos voltados ao desenvolvimento de setores produtivos considerados fundamentais para o desenvolvimento das atividades econômicas presentes na região, com foco na geração de emprego e renda. Por tratar-se de uma das regiões menos desenvolvidas do Estado de São Paulo, o fundo ganhou importância, tornando-se um dos vetores de crescimento do Vale do Ribeira, contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas da região.

Dentre os investimentos, já foram destinados R$ 10,4 milhões do fundo para as obras do aeroporto de Registro, que deverá ter suas obras concluídas em 2012. Além disso, estão sendo discutidos novos projetos como o entreposto de beneficiamento (cadeia do leite), a central de comercialização de artesanato e produtos das cadeias produtivas vocacionais, o centro de formação de empreendimentos para processamento de frutas, flores ornamentais e artesanato, a cadeia do mel (financiamento de colmeias, estruturas de coleta, processamento básico, entreposto e indicação geográfica), pupunha e banana (parceria com Projeto Colmeia).