carregando...

Notícias

Notícias

Francal promove debate



10/07/2007

Começou nesta terça-feira (10/07), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a 39ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes – FRANCAL 2007. Diversas personalidades e autoridades participaram da solenidade de abertura da feira, entre elas o governador do Estado de São Paulo, José Serra, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, o presidente da Francal Feiras 2007, Abdala Jamil Abdala, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Élcio Jacometti.

Na abertura do evento o governador José Serra atacou veementemente a política cambial adotada pelo governo federal. “Nós estamos sendo trouxas em matéria de política econômica voltada para o exterior”, disparou. De acordo com Serra a atual política macroeconomica é das piores que o Brasil já teve. “Isso é trololó de economista, dizer que o Brasil tem esse câmbio por causa do superávit. Isso sem falar dos juros mais altos do mundo”, enfatizou o governador.

A concorrência com os países asiáticos também foi alvo de criticas dos participantes. O presidente da Abicalçados, Élcio Jacometti, ressaltou a importância da contínua investigação da prática de dumping pelos países asiáticos. Para José Serra a China tem um projeto de desenvolvimento econômico que falta ao Brasil. O governador citou o caso de mil técnicos brasileiros que foram para a China auxiliar o setor de calçados daquele país. No acumulado de janeiro a maio, a indústria calçadista nacional deixou de exportar mais de cinco milhões de pares em razão do dólar desfavorável e da concorrência com produtos asiáticos.

Miguel Jorge também afirmou que a conjuntura que vivemos não é a mais favorável ao setor. No entanto, para o ministro, as ações que vêm sendo tomadas nos últimos anos vêm possibilitando o crescimento econômico do país. O ministro citou como exemplos o controle da taxa de inflação, o baixo nível da taxa Selic e o risco-país favorável. De acordo com Miguel Jorge o governo vêm tomando medidas compensátorias para o setor produtivo que mostram a confiança que o Governo Federal tem no país.

A Francal é a maior feira de calçados da América do Sul, reunindo mais de mil expositores, 60 mil profissionais do setor calçadista e milhares de compradores internacionais de todos os continentes.

Fatec

O governador, José Serra, também anunciou Um curso de design com 100 horas de duração foi criado na Fatec de Jaú para o aperfeiçoamento de novas tecnologias, para estimular a indústria calçadista do Estado.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo