Fomento à exportação na capital

11/06/2007

O Na manhã desta segunda-feira (11/6) ocorreu a abertura da edição paulistana de mais um seminário Exporta, São Paulo. Cerca de 100 empresários participaram do evento que ocorreu na sede da Associação Comercial da cidade de São Paulo (ACSP), no Centro. O programa "Exporta, São Paulo" é uma iniciativa do Governo do Estado para expandir a base exportadora paulista. Foi criado pela secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e a São Paulo Chamber of Commerce.

Participaram da cerimônia de abertura José Cândido Senna, coordenador do projeto Exporta, São Paulo, representando o vice-governador Alberto Goldman; Milton Lamanauskas, assessor da secretaria de Desenvolvimento; Alencar Burti, presidente da federação das Associações Comerciais do estado de São Paulo e da ACSP, representando o Prefeito Kassab; e Adriano Nogueira Zerbini, chefe de gabinete da secretaria municipal de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo.

Os primeiros dois painéis foram comandados por representantes das entidades realizadoras do projeto. Primeiro Milton Lamanauskas explanou sobre as diversas linhas de ação do Governo do Estado para o fomento das exportações, a importância do pequeno produtor para o desenvolvimento econômico do estado e os diversos instrumentos de apoio aos exportadores, destacando o PROGEX – projeto de adaptação e adequação de produtos para exportação -, o Catálogo do Exportador Paulista, a Central de Atendimento ao Exportador e o a Espaço São Paulo em feiras internacionais.

A segunda palestra foi realizada pelo coordenador do projeto Exporta, São Paulo. José C. Senna destacou as barreiras legais e econômicas mais comuns enfrentadas pelo empresário que pretende “mergulhar” no mercado externo. Explicou sobre a importância do preenchimento do Perfil do Produtor Paulista (cadasto disponível no site: www.desenvolvimento.sp.gov.br ) como facilitador, principalmente na formação de parcerias entre pequenas e médias empresas no atendimento de grandes demandas, muitas vezes descartadas por falta de capacidade de produção individual da empresa.

Para completar os tópicos abordados pelos dois primeiros painéis, representantes da FedEx e do Banco BANIF, trouxeram diversas dicas e informações sobre logística de importação e exportação. O representante da área internacional do BANIF, Valdir de Oliveira Alves, expôs todas as informações sobre operações pré e pós-embarque, custos, prazos, garantias e linhas de financiamento para produtores de pequeno porte.

Após um brunch, Cláudia Yammine e Renata Canteiro, representantes das empresas Magic Square e Inflex, duas empresas recém introduzidas no mercado internacional, compuseram a mesa para discussão de suas experiências. Durante a tarde, os representantes do PROGEX, PRUMO, BANIF, FedEx, CODESP, SUTACO e SEBRAE, reuniram-se com os empresários para um encontro de despachos executivos.