carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Flutuador do IPT percorre o Rio Tietê



01/09/2009

Fabricado em isopor, flutuador teve geometria projetada no IPT (Divulgação/IPT)

O flutuador desenvolvido no Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, foi lançado no Rio Tietê pela TV Globo nesta terça-feira, 1° de setembro, para a produção de uma série de reportagens dentro do Projeto Rios de São Paulo.

Fabricado em isopor, coberto com material compósito (fibra de vidro + resina epóxi), o flutuador teve a geometria projetada dentro do CNaval, assim como sua usinagem, executada por um sistema automatizado com braço robótico. O equipamento é composto por duas microcâmeras, um GPS para informar sua localização e um sensor para medir a quantidade de oxigênio na água.

O flutuador iniciou a sua trajetória na cidade de Biritiba Mirim, próximo à nascente do rio e percorrerá 500 quilômetros até Barra Bonita. A rota completa dos 30 municípios inclui a capital, e o equipamento será acompanhado durante todo o percurso pelo “aventureiro” Dan Robson a bordo de um caiaque.

As imagens gravadas ao longo do dia serão extraídas pelo aventureiro que neste momento irá realizar manutenções preventivas no flutuador. À noite, o flutuador será recolhido à margem do rio e, ao amanhecer, será colocado no mesmo trecho, ficando exposto à correnteza do rio.


Clique aqui para assitir às matérias no site da TV Globo, na página “Rios de São Paulo”

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo