Fatecs e Etecs iniciam cursos on-line de idiomas

19/10/2009

Começam nesta segunda-feira, 19 de outubro, as atividades extracurriculares on-line de idiomas oferecidas no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), ingressantes em 2008 e 2009, e para estudantes do primeiro semestre do curso técnico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que tenham se inscrito para participar das atividades.

Ao todo, são 10 mil vagas a serem ocupadas em duas etapas. Na primeira etapa, que atende as Fatecs e Etecs da Região Metropolitana de São Paulo, aproximadamente 4 mil alunos farão o curso de inglês e 1.440 o de espanhol. Na segunda etapa, outros 3.500 alunos serão atendidos pelo curso de inglês e 1.060 pelo de espanhol (ver informações detalhadas no quadro ao final do texto).

Cada curso - com duração de 34 semanas, composto por dois semestres de 17 semanas - exige dedicação de 3 a 4 horas semanais, em média. Os alunos que não tenham computador com internet terão à disposição laboratórios e salas de informática nas unidades.

Os conteúdos, produzidos pela Casa Thomas Jefferson (inglês) e pelo Instituto Miguel de Cervantes (espanhol), serão supervisionados, nesta primeira etapa, por 59 professores-tutores de inglês e por 19 professores-tutores de espanhol.

Os cursos são on-line com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns (as chamadas "atividades síncronas"). Os alunos contam ainda com material de apoio, como filmes em inglês e espanhol, divulgado no canal digital Univesp TV, criado especialmente pela Fundação Padre Anchieta para o programa Univesp. Para assistir à Univesp TV, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora da capital, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em L).

"Os cursos de inglês e espanhol a serem oferecidos pela Univesp, em parceria com as Fatecs e Etecs, têm como objetivo complementar a formação dos alunos dessas instituições, contribuindo para consolidar o conhecimento científico e tecnológico que caracteriza o processo de seu desenvolvimento acadêmico e profissional", ressalta o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, responsável pela coordenação do programa.

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, "a parceria promove a inclusão desses alunos uma vez que traz oportunidade de iniciação em um segundo ou terceiro idioma, conhecimento de grande valia para o desempenho profissional".

Cursos de inglês e espanhol em números

- Total de vagas: 10 mil (7.500 para inglês e 2.500 para espanhol)

- Duração: 34 semanas, em dois semestres de 17 semanas

- Início da primeira etapa: 19 de outubro de 2009 (inglês e espanhol).
Término: 27 de novembro de 2010 (inglês) e 4 de setembro de 2010 (espanhol).

- Vagas na primeira etapa: 4 mil vagas para inglês (100 turmas de 40 alunos cada) e 1.440 para espanhol (36 turmas de 40 alunos cada).

- Vagas na segunda etapa: 3.500 para inglês e 1.060 vagas para espanhol.