Fatec Victor Civita é inaugurada no Tatuapé

27/10/2011

Secretário Paulo Alexandre destaca a importância da educação para a sociedade

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participaram nesta quinta (27), da inauguração da segunda Faculdade de Tecnologia da Zona Leste da Capital, a Fatec Victor Civita. Também estiveram presentes o ex-governador, Alberto Goldman, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente do conselho de administração e editor do Grupo Abril, Roberto Civita, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Após o evento, o governador Alckmin e o secretário Paulo Alexandre visitaram a 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.

A Fatec do Tatuapé funciona desde agosto e oferece dois cursos de graduação tecnológica, com 80 vagas cada, inéditos na instituição: Construção de Edifícios e Controle de Obras. A novidade no processo seletivo para o primeiro semestre de 2012 será a oferta do curso de Transporte Terrestre, com 80 vagas.

“Essa é uma importante inauguração, que traz o melhor ensino técnico e tecnológico do Brasil para o Tatuapé. A educação é o caminho certo para se construir uma sociedade justa e igualitária e é para isso que o Governo de São Paulo está trabalhando”, disse o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

O prédio tem o nome de Victor Civita em homenagem ao fundador da Editora Abril que, em 1985 inaugurou a Fundação Victor Civita, com o objetivo de estimular e modernizar a educação no Brasil.

O governo estadual investiu R$ 23,5 milhões na Fatec: R$ 350 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 23,2 milhões na construção da unidade, erguida sobre a estrutura de dois subsolos e do andar térreo, cedida pela Secretaria da Fazenda do Estado. As instalações foram projetadas pelo arquiteto Benno Perelmutter, autor do projeto original.

Entre os ambientes da Fatec estão 24 salas de aula, quatro laboratórios, auditório com capacidade para 195 lugares, dez salas administrativas e 40 sanitários, sendo 19 com acessibilidade. Há espaço ainda para a instalação dos seguintes laboratórios: Análise Microbiológica, Construção Civil, Construção Civil e Instalações Prediais, Ensaios de Materiais, Física e Eletricidade, Informática, Maquete, Metrologia, Multiuso e Resistência dos Materiais.

Além da Fatec Tatuapé, a Capital conta com outras quatro Faculdades de Tecnologia estaduais – Ipiranga, São Paulo, Zona Leste e Zona Sul.

Paulo Alexandre e alunos da Etec de São José dos Campos, vencedores da feira

As inscrições do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2012 começaram no dia 3 de outubro e vão até 8 de novembro, somente pela internet, pelo site www.vestibularfatec.com.br . Serão oferecidas 11.360 vagas, distribuídas entre as 52 unidades que oferecem 61 cursos de graduação tecnológica. O exame será no dia 4 de dezembro.

Após a inauguração da Fatec Victor Civita nesta quinta-feira, 27, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Paulo Alexandre visitaram a 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza na Barra Funda, zona oeste da capital.

A feira, que se encerrou nesta quinta-feira, apresentou 358 projetos, envolvendo cerca de 1,4 mil alunos e professores. A novidade desta edição foi a inclusão da categoria "Projetos para inclusão de pessoas com deficiência" e também da premiação para projetos internacionais.