carregando...

Notícias

Notícias

Fatec São Paulo ganha laboratório com robô móvel



14/04/2010

Equipamentos simulam situações que ocorrem no processo de produção industrial

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na capital paulista, ganhou um novo laboratório de automação e controle de processos para as áreas de Mecânica e Mecatrônica. A Festo, empresa de origem alemã, líder mundial no segmento de automação industrial, além de reformar o espaço físico, doou parte dos equipamentos – uma bancada de controle de processos e um robô móvel. As demais máquinas foram adquiridas pelo Centro Paula Souza – quatro bancadas de controle de processos e o sistema de treinamento de robótica aplicada à manufatura integrada.

A aula inaugural, ministrada pelo professor José Coquetto nesta segunda-feira, 12 de abril, contou com a presença da diretora da Fatec, Luciana Kassab, da chefe do departamento de Mecânica da faculdade, Maria da Graça Marcatto e do diretor da Didactic (braço institucional da Festo no Brasil), Mario Borin, além de professores, servidores e alunos da Fatec. “Essa parceria foi fundamental para a Fatec São Paulo adquirir tecnologia de ponta para seus cursos de Mecânica e Mecatrônica”, afirmou Luciana Kassab.

Laboratório será utilizado por alunos dos cursos de Mecânica e Mecânica de Precisão

De acordo com a professora Maria da Graça, o laboratório será utilizado por cerca de dois mil estudantes dos cursos de Mecânica e Mecânica de Precisão. “Os equipamentos simulam diversas situações que ocorrem no processo de produção de grandes indústrias, permitindo ao aluno o contato com a realidade do mercado”.

“Possibilitar aos estudantes acesso às tecnologias aplicadas na indústria é a chave para garantir que os profissionais do futuro estejam cada vez mais qualificados e prontos para o mercado de trabalho“, disse Borin. A implantação do laboratório faz parte do processo permanente de modernização e atualização dos equipamentos e instalações das unidades do Centro Paula Souza.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo