carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Fatec produz biogás e fertilizante



22/08/2012

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Piracicaba desenvolve um projeto para converter dejetos de boi em biogás. Para a execução do trabalho, o Centro Paula Souza fechou parceria com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

A Coplacana possui um "boitel", ou seja, um confinamento de bois, que gera um problema socioambiental. Para mudar esse quadro e aproveitar os dejetos dos animais, o professor Alexandre Mazzonetto e dez alunos do curso de Biocombustíveis passaram a utilizar os biodigestores da Fatec para converter o material em biogás e biofertilizante.

"Os animais em confinamento têm má digestão e tomam um remédio para isso, o que acaba prejudicando a produção de biogás. Tivemos que desenvolver uma substância para inocular nos bois e resolver essa questão, o que foi tema de trabalho de graduação dos alunos e ainda pode virar uma patente", diz Mazzonetto.

Em uma segunda etapa, o biogás será transformado em energia que voltará para a Coplacana, para abastecer uma fábrica de óleo vegetal. A ideia é que os alunos sejam estagiários ou mesmo contratados da cooperativa trabalhando na produção do biogás e, posteriormente, de biodiesel.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo