carregando...

Notícias

Notícias

Fatec entre as melhores faculdades do país



07/12/2012

Quatro Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do País, segundo avaliação divulgada ontem pelo Ministério da Educação. A Fatec Mococa tem o conceito máximo, 5, obtido por apenas 28 instituições no Brasil. As Fatecs Guaratinguetá, Indaiatuba e São Paulo têm nota 4.

Os conceitos correspondem ao Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações de 2008 a 2011 de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Esse índice inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de 4.403 instituições, composto pela nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado, e também os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação. O conceito varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Além dessas unidades, outras Fatecs estão na lista das melhor avaliadas pelo MEC. Entretanto, algumas ficaram de fora da classificação geral porque: o Enade não é o único indicador considerado na soma geral; o número de participantes no exame ficou abaixo da média estabelecida; o reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação ainda não havia sido registrado pelo ministério na ocasião do exame.

As Fatecs Marília, Rubens Lara (Santos) e São Bernardo do Campo tiveram nota 4 no Enade 2011, por exemplo.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo