Fatec Baixada Santista vai criar softwares livres

30/05/2011

Entre as áreas de pesquisa estão gestão pública, logística e infraestrutura

A Fatec Baixada Santista firmou uma parceria com o Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais (Gaesi) da Universidade de São Paulo (USP) para pesquisa e desenvolvimento conjunto de softwares livres. Representantes da Fatec participam de um workshop nesta terça-feira, 31 de maio, com a equipe Gaesi.

O grupo do Gaesi é coordenado pelo professor Eduardo Mario Dias. A equipe da Fatec é composta pelo diretor da unidade, Paulo Roberto Schroeder de Souza, e pelos professores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Luiz Vizine Pereira, Luiz Alexandre da Costa Araújo e Márcio Lara. Alguns projetos poderão contar com a participação do curso técnico de Telecomunicações da Escola Técnica Estadual (Etec) Aristóteles Ferreira, também em Santos. Entre as áreas de pesquisa do Gaesi estão gestão pública, governo eletrônico, gestão tributária com nota fiscal eletrônica de serviços, automação de processos, logística e infraestrutura.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação.