carregando...

Notícias

Notícias

Fapesp recebe propostas para chamada de rede ligada à União Européia



12/03/2015

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Fundação e rede ligada à União Europeia vão apoiar projetos de alto risco em Ciência de Materiais e Engenharia (Fapesp)A M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, que financia projetos transnacionais de alto risco em pesquisa e desenvolvimento em Ciência de Materiais e Engenharia, incluindo micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção lançou no início de fevereiro a Chamada M-ERA.Net 2015.

Os objetivos específicos para a Chamada M-ERA.Net 2015 são aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioecológicos. As propostas a serem apresentadas nessa chamada deverão ser de menor porte do que as tipicamente apresentadas no âmbito do EU Framework Programme.

Visando estimular a parceria entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores europeus, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) irá co-financiar projetos de pesquisa aprovados na Chamada M-ERA.Net 2015 das quais participem pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, de pesquisa ou a pequenas empresas no Estado de São Paulo.

Para concorrer a esse co-financiamento, além das diretrizes da Chamada M-ERA.Net 2015, os pesquisadores interessados devem submeter a proposta à Fapesp seguindo as normas e orientações da Fundação para submissão de propostas na modalidade Auxílio Pesquisa – Regular ou no Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE – Fase II).

A duração máxima dos projetos será de até 36 meses e as propostas devem ser apresentadas em inglês. O orçamento solicitado deve ser inferior a € 100 mil por proposta, para propostas com 36 meses de duração. Para propostas com duração inferior a 36 meses o valor máximo será proporcionalmente menor.

A data limite para submissão das pré-propostas é 9 de junho de 2015. Os pesquisadores do Estado de São Paulo também devem seguir o cronograma da Chamada M-ERA.Net 2015.  Para mais informações sobre a chamada clique aqui.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo