carregando...

Notícias

Notícias

Fapesp e USAL lançam chamada de propostas



27/12/2012

Agência FAPESP – A FAPESP e a Universidad de Salamanca (USAL), na Espanha, lançam chamada pública de propostas para o apoio a projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de pesquisadores no âmbito do acordo de cooperação em pesquisa entre as instituições.

Podem participar da chamada pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo responsáveis por projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP, dentro das seguintes modalidades de auxílio: Auxílios à Pesquisa Regular, Projetos Temáticos, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

Do lado espanhol, a chamada está aberta a pesquisadores responsáveis por grupos de excelência em Castilla y León e grupos reconhecidos na USAL que já trabalham ou venham a trabalhar em futuras colaborações no desenvolvimento de projetos com grupos elegíveis pela FAPESP.

As propostas deverão incluir os nomes dos pesquisadores tanto do Estado de São Paulo como da USAL, destacando claramente os benefícios mútuos da colaboração.

A presente chamada convida à apresentação de propostas de pesquisa nas seguintes áreas prioritárias: Física (semicondutor, laser pulsado, espectroscopia); Matemática; Clima; Engenharia Química; Ciências da Vida (parasitologia, bioquímica, biologia celular, biologia molecular, neurociências, cardiologia, câncer); Ciências Agrárias (microbiologia e genética, biologia molecular); Enfermagem; Farmacologia; Direito; História; Pedagogia; Biblioteconomia e Documentação.

A FAPESP financiará o equivalente a até €$ 10.000,00 por proposta, pelo período estabelecido no acordo, para cobrir razoavelmente despesas relacionadas com a pesquisa, incluindo despesas com a realização de workshops e as despesas de viagem.

A Universidad de Salamanca concederá o valor máximo de €$ 10.000,00 para os projetos mais bem avaliados, que tenham sido selecionados por um comitê ad hoc.

As atividades de intercâmbio previstas no projeto deverão ser realizadas dentro do prazo do projeto de pesquisa vigente relacionado e financiado pela FAPESP. A duração máxima de cada projeto será de 24 meses.

A data-limite para a apresentação das propostas é 13 de março de 2013.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo