carregando...

Notícias

Notícias

Fapesp e Heriot-Watt University assinam acordo de cooperação



09/04/2014

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Brito Cruz, Chapman, Lafer e Miller (esq.p/dir.) após a assinatura do acordo de cooperação entre Fapesp e HWUA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Heriot-Watt University, do Reino Unido, assinaram um acordo de cooperação em pesquisa. A reunião de assinatura reuniu representantes das duas instituições na sede da Fapesp, em São Paulo, no dia 8 de abril de 2014.

O acordo define os termos por meio do qual Fapesp e Heriot-Watt University (HWU) pretendem implementar cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo mediante o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa.

A cooperação poderá se dar por meio da implementação de projetos em temas de interesse comum, pela organização de seminários, workshops e outras reuniões científicas e por meio de atividades de intercâmbio que ajudem a preparar a base para a elaboração de projetos de pesquisa cooperativos entre equipes do Estado de São Paulo e da HWU.

A HWU contribuirá com até £50.000 por ano, durante cinco anos, e a Fapesp contribuirá com o equivalente em reais a até £50.000 por ano, durante cinco anos, para o financiamento de atividades de colaboração selecionadas no âmbito do acordo.

“O acordo é parte de um amplo pacote de cooperação que a Fapesp tem com o Reino Unido. No atual processo de internacionalização e cooperação da Fapesp, a Heriot-Watt University é uma instituição importante, tem uma especialidade em engenharia de petróleo e gás, que é um assunto que nos interessa muito, embora não seja o único”, disse Celso Lafer.

“Estamos muito satisfeitos em assinar um acordo com a Fapesp e, com essa possibilidade de colaboração. Esperamos gerar mais interesse da Heriot-Watt no Brasil. Além de petróleo e gás, estamos interessados em pesquisa sobre ambiente, energias renováveis, ciências da vida e outras áreas. O intercâmbio de pesquisadores é o mais importante. Se conseguirmos que as pessoas trabalhem juntas teremos atingido nossa meta”, disse Steve Chapman, reitor da HWU.

Participaram da reunião o vice reitor da HWU, Allan Miller, a diretora do Laboratório de Robótica da HWU, Patricia Vargas, e, pela Fapesp, o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, assessor técnico da Presidência, Fernando Menezes, consultor em Comunicação, Carlos Eduardo Lins da Silva, e Virginia Subiñas, assessora técnica da Diretoria Científica.

O acordo de cooperação pode ser lido em: www.fapesp.br/8543 
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo