carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Fapesp e Belmont Forum lançam nova chamada de propostas



14/04/2015

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança nova chamada de propostas junto ao Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais.

A chamada está inserida na Ação de Pesquisa Colaborativa do Belmont Forum no tema "Mountains as Sentinels of Change - 2015" e tem financiamento de agências de fomento à pesquisa de diversos países, incluindo a Fundação, para garantir a participação de pesquisadores no Estado de São Paulo.

O objetivo da chamada é estimular pesquisas em mudanças climáticas, ambientais e sociais em regiões de montanha, considerando tanto novas mensurações, a recuperação de dados existentes e o desenvolvimento e uso de estratégias de modelagem integrada por meio da adoção de abordagens trans e interdisciplinares.

Os cinco temas principais que caracterizam a ação colaborativa em "Mountains as Sentinels of Change" são: “Drivers of change”, “Ecosystems and Biodiversity”, “Water”, “Hazards, Vulnerability and Risks” e “Adaptation and Resilience”.

A chamada de proposta encoraja a formação de novas redes internacionais em projetos de pesquisa de 18 a 36 meses, com início em 2016, que serão selecionados em um processo com duas etapas: uma de pré-propostas seguida por uma de propostas completas para os projetos selecionados na primeira etapa.

As propostas devem contar com no mínimo três dos países participantes no Belmont Forum. A Fapesp disponibiliza para a chamada o equivalente a € 1 milhão para apoiar as propostas selecionadas de pesquisadores no Estado de São Paulo.

Para a Fundação as propostas poderão ser submetidas como Auxílio à Pesquisa – Regular, com duração de até dois anos, ou como Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático de até três anos. Valem as condições usuais para cada modalidade.

Uma plataforma para busca e reconhecimento de potencias parcerias (https://igfagcr.org/user/register) está disponível para todos os pesquisadores interessados em oportunidades do Belmont Forum.

Esse banco de dados pode ser utilizado pelos interessados em encontrar um colaborador com determinada experiência ou que atue em uma área temática específica. Sugerimos a todos os pesquisadores que considerem fazer seu registro neste serviço.

A data limite para submissão de pré-propostas é 1º de junho de 2015. A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9391

 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo