Fapesp disponibiliza recursos para financiar pesquisa em pequenas empresas

25/03/2015

Fonte: Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou nova chamada de propostas para apoiar pesquisas tecnológicas em microempresas e empresas de pequeno porte no Estado de São Paulo. O valor total disponibilizado para financiar os projetos é de R$ 15 milhões.

Para receber apoio, a pesquisa científica e/ou tecnológica deve ser executada em microempresas e empresas de pequeno porte, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo.

As propostas devem ser apresentadas até 4 de maio e devem conter projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, em todas as áreas do conhecimento.

Com o objetivo de orientar e tirar dúvidas dos interessados em apresentar propostas, a Fundação vai promover no dia 1º de abril, das 9h às 12h, na sede, em São Paulo, a segunda edição em 2015 do encontro Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa.

No encontro, profissionais das áreas técnica e científica da Fundação vão orientar e tirar dúvidas de representantes de empresas interessadas em apresentar ao programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), projetos com potencial de alcançar resultados inovadores.

Trata-se de uma oportunidade para que os interessados entendam as características do programa e possam aproveitar o prazo para inscrever seus projetos no 2º Ciclo de Análise de Propostas.

Um dos diferenciais do Pipe é que mesmo empresas ainda não constituídas formalmente podem apresentar propostas, na condição de “empresa a constituir”.

Os projetos de pesquisa selecionados deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com essas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.

Outra característica importante do programa é que o pesquisador proponente deverá demonstrar conhecimento e competência técnica no tema do projeto, mas não precisa apresentar nenhum título formal, seja de graduação ou pós-graduação.

As propostas podem ser desenvolvidas em duas etapas. Primeiro, é preciso demonstrar a viabilidade tecnológica do produto ou processo proposto. Esta é a chamada fase 1, para a qual os recursos aos projetos aprovados chegam a R$ 200 mil, para uso em até 9 meses. Na chamada fase 2, o projeto pode receber até R$ 1 milhão para desenvolver o produto ou processo inovador, com prazo de até 24 meses.

Os projetos podem ser inscritos em qualquer uma das fases do programa, exclusivamente por meio eletrônico, pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), no site da Fapesp. O resultado dos projetos aprovados será divulgado em 7 de agosto.

O encontro na sede da Fundação é realizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Para se inscrever no evento, gratuito, basta acessar o site.

Mais informações sobre o Pipe estão disponíveis em www.fapesp.br/pipe. A chamada de propostas para o 2º Ciclo de Análise do Pipe em 2015 está disponível em www.fapesp.br/9314